História do Esporte e das Práticas Corporais: narrativas orais e memória

Inscrições até: 01/10/2021

08set

História do Esporte e das Práticas Corporais: narrativas orais e memória

ST 05: História do Esporte e das Práticas Corporais: narrativas orais e memória

Coordenadores:
Vivian Fonseca (CPDOC), Raphael Rajão (Museu Histórico Abílio Barreto/Fundação Municipal de Cultura de BH)

 

Resumo: Este Simpósio Temático tem por objetivo reunir trabalhos que investiguem a História do Esporte e das Práticas Corporais por meio de fontes orais. Ao adotar uma perspectiva abrangente sobre esse fenômeno social, espera-se abarcar não apenas as modalidades atléticas inseridas nos contextos de competição de alto rendimento, mas toda variedade de práticas físicas e culturais que se apropriam do uso do corpo, tais como a capoeira, a dança e o ioga. Nos encontros nacionais e regionais de História Oral, os simpósios dedicados ao tema já têm ocorrido com alguma frequência, bem como têm sido recorrentes nos demais fóruns de pesquisa das Ciências Humanas. Esses encontros refletem a rica produção intelectual relacionada aos estudos de esporte no Brasil e no exterior, na qual as pesquisas que mobilizam História Oral têm crescido consideravelmente. Igualmente, percebemos o incremento da produção de acervos de História Oral sobre o tema, seja em centros de memória de clubes e associações esportivas, ou em museus e núcleos de pesquisa mais abrangentes, trazendo maior diversidade para o debate oralidade e esporte. Nessa perspectiva, este ST se propõe a receber trabalhos que abordem a História do Esporte e das Práticas Corporais em toda sua complexidade e amplitude, incluindo-se estudos acerca dos inúmeros elementos constituintes do que Pierre Bourdieu (1983, 1990) definiu como campo esportivo. Assim, estudos sobre atividades jornalísticas, educacionais, associativas e de políticas públicas relacionadas a esse universo também são esperados, além de discussões sobre implementação de centros de memória ligados ao esporte.

 

INSCRIÇÕES DOS RESUMOS

1) Para a apresentação de trabalho nos Simpósios Temáticos, exige-se:
    A) titulação mínima de Graduação.
    B) ter uma pesquisa concluída ou em andamento.

2) Cada inscrito poderá apresentar apenas 1 (um) trabalho em apenas 1 (um) Simpósio Temático e deverá escolher 3 (três) Simpósios Temáticos na ordem de sua preferência. Caso não seja aceito no primeiro, será realocado na opção seguinte.

3) A avaliação, o aceite e a eliminação de trabalhos são da responsabilidade do(s) Coordenador(es) de cada Simpósio Temático.

4) O resumo deve ter no máximo de 2800 caracteres) e deve ser apresentado no ato de inscrição.

5) O envio do texto completo deverá ser realizado entre os dias 19/08 e 01/10/2021 e deve ter entrem 6 a 12 páginas (correspondentes ao texto da apresentação), para publicação nos Anais.

6) O certificado de apresentação de trabalho será emitido somente aos presentes em 75% das atividades do Simpósio.

7) Caso o Simpósio Temático seja cancelado, em razão de não atingir o número mínimo de vinte participantes, os inscritos serão realocados nas opções seguintes de sua escolha.

8) O certificado de ouvinte será emitido àqueles/as que tiverem presença em, no mínimo, 75% das atividades do evento (conferência, mesas redondas, rodas de conversa e entrevista pública).

9) Não haverá devolução do valor de inscrição. Caso o trabalho não seja aceito, o inscrito poderá usar o valor pago na inscrição como Ouvinte.

Acesse o site do evento.

Data e horário

Início: 8 de setembro de 2021

Encerramento: 10 de setembro de 2021

Localização

Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Formato remoto / Ao vivo