140.14

Conheça três mangás sobre esporte

Leila de Melo Universidade do Esporte 7 de fevereiro de 2021

Peço licença ao leitor para interromper minhas contínuas publicações exclusivas sobre futebol para dar vazão a um tema que segue envolvendo esporte, mas em uma outra faceta. Falo de mangás (história em quadrinhos japonesas) esportivos. A produção do Japão é bastante vasta e variada e no que tange esportes temos três séries muito bem sucedidas e famosas: Captain Tsubasa (futebol), Slam Dunk (basquete) e HAIKYUU!! (vôlei). Os três títulos citados foram publicados pela revista semanal japonesa Shonen Jump, da editora Shueisha, algo equivalente a Mauricio de Sousa Produções aqui no Brasil.

Captain Tsubasa

Captain Tusbasa (tradução livre: Capitão Tsubasa) é um mangá criado por Yoichi Takahashi, publicada entre 1981 e 1988. Sua animação teve quatro versões ao longo de mais de 30 anos, sempre que se aproxima uma Copa do Mundo, o Japão tenta resgatá-la.

Em uma breve sinopse, Captain Tsubasa fala da história do garoto Oliver Tsubasa, um grande jogador de futebol japonês que recorda seus momentos de infância durante a rivalidade entre os colégios Shuutesu e Nankatsu. As cenas de ação e disputa nos jogos são muito divertidas, tanto nas páginas dos quadrinhos, como nos episódios do anime. A emoção das partidas é muito palpável e contagiante. Na infância, me recordo de torcer intensamente a cada episódio, como se fossem partidas do meu time do coração.

Aqui no Brasil o desenho animado foi inicialmente traduzido como “Super Campeões” e posteriormente com “Capitão Tsubasa”. A série tinha como objetivo promover o futebol nas terras nipônicas, modalidade que não tinha muito apelo entre os japoneses. A produção do desenho foi patrocinada pela Associação Japonesa de Futebol e foi um sucesso instantâneo no país, o que ajudou a melhorar a imagem e a reputação da Seleção Japonesa de Futebol.

Uma curiosidade: os craques da bola, Lionel Messi, Xavi Hernandez, Andrés Iniesta e Zinedine Zidane são alguns dos fãs assumidos de Captain Tsubasa. Já Fernando Torres e Sergio Aguero afirmaram que Tsubasa teve papel decisivo em suas carreiras. O atacante do Atlético de Madrid se tornou jogador por ter o personagem japonês como ídolo na infância, enquanto o argentino do Manchester City usa até hoje nas partidas mais importantes sua caneleira da sorte com a estampa do artilheiro nipônico.

Embora nunca tenha lido os quadrinhos de forma oficial, uma vez que nunca foi lançado em terras brasileiras, pude acompanhar algumas livres traduções pela internet e assistir à primeira temporada do anime. Para quem ficou curioso, têm episódios inteiros no YouTube.

Slam Dunk

Slam Dunk é um dos mangás de maior sucesso no Japão e um dos mais vendidos no mundo inteiro, criado por Takehiko Inoue. O esporte tratado aqui é o basquete e o autor é um grande fã da NBA, a liga norte-americana de basquete. É possível notar as referências aos grandes times e aos craques da bola laranja dos anos oitenta e noventa, como Michael Jordan (Chicago Bulls), Larry Bird (Boston Celtics) e Magic Johnson (Los Angeles Lakers). Elas vão desde falas dos personagens, até os uniformes das equipes.

Slam Dunk tem como tema central a história de uma equipe de basquete da escola secundária japonesa Shōhoku. O mangá foi publicado de 1990 até 1996, com capítulos compilados em 31 volumes. Também foi adaptado em uma série de anime produzido pela Toei Animation que foi transmitida em todo o mundo.

Takehiko Inoue escreveu outros dois títulos com a temática de basquete, foram eles Buzzer Beate e Real. Em 2010, Inoue recebeu elogios especiais da Associação de Basquetebol do Japão por ajudar a popularizar a modalidade no país.

Uma das coisas interessantes que o autor chegou a comentar em algumas entrevistas que deu, após o lançamento de Slam Dunk, é que frequentemente ele recebia cartas de fãs dizendo que haviam começado a praticar basquete influenciados pelos quadrinhos. Inclusive, por muito pouco o mangá não chegou a ser publicado, porque o basquete na época era um tabu no Japão.

O mangá é acessível para aqueles que nunca assistiram uma partida de basquete na vida, o autor consegue de forma didática e dinâmica inserir comentários sobre regras, história do basquete e jogadas executadas na modalidade. O desenho é extremamente bem feito, com ângulos e dinâmica que em muito se aproximam das partidas de basquete reais.

Aqui no Brasil Slam Dunk já foi publicado duas vezes, a primeira pela editora Conrad e a mais recente pela Planet Manga. Eu que sou uma grande fã de basquete sigo na saga de conseguir todos os vinte e quatro volumes para fechar minha coleção.

HAIKYUU!!

Um dos mangás de maior sucesso no Japão enfim chega ao Brasil este ano. HAIKYUU!! é de autoria de Haruichi Furudate e foi lançada originalmente no Japão em fevereiro de 2012. Ao todo foram 43 volumes publicados pela editora Shueisha. Aqui no Brasil a editora JBC anunciou, na última sexta-feira (05), a publicação do mangá em vinte e três volumes. O lançamento é aguardado para o primeiro semestre deste ano.

A história do mangá acompanha Shoyo Hinata, um garoto fascinado por vôlei que sonha em se tornar o melhor no esporte desde que viu o lendário jogador conhecido como “Pequeno Gigante” competir nas finais do campeonato nacional. Mas, ao enfrentar o seu último jogo oficial no Ensino Fundamental, tem sua primeira grande decepção: é derrotado por Kageyama, conhecido como o “Rei da Quadra”.

A rivalidade, disputa e competição entre os times rende muitas cenas de ação e emoção, extrapolando a mídia e nos contagiando a cada página.

Uma curiosidade é que a personalidade de cada jogador está diretamente relacionada com a posição que ele ocupa na quadra, e é exatamente essa colaboração mútua de cada integrante da equipe que dá vazão ao time de Shoyo para que obtenha êxito.

Por nunca ter sido lançada no Brasil e por ter feito um imenso sucesso no Japão, acabei tomando conhecimento e tendo acesso a HAIKYUU!! por traduções livres internet afora e me diverti muito, inclusive aprendi sobre muitas regras e características do vôlei que anos de Super Liga não me ensinaram. Como é de praxe no Japão, toda boa série de mangá ganha uma série de animação por tabela. E não foi diferente aqui, até agora foram quatro temporadas que estão disponíveis na vastidão da internet.

Como boa fã de esportes me sinto curiosa em conhecer esportes por outras mídias, desde jogos de vídeo game a leituras densas e diversas. Acredito que estes três títulos citados sejam uma forma leve e divertida de consumir futebol, basquete e vôlei.


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Leila de Melo

Ex-atleta frustrada e jornalista por vocação. Fã de Kobe Bryant e de esquema 4-4-2. Escreve sobre esporte, porque a vida não  é o bastante. Jornalista formada em comunicação social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Como citar

MELO, Leila de. Conheça três mangás sobre esporte. Ludopédio, São Paulo, v. 140, n. 14, 2021.
Leia também: