138.24

Em homenagem a Maradona, garoto indiano replica “gol impossível” feito pelo craque contra a Juventus

Crisneive Silveira 10 de dezembro de 2020

São mais de 15 mil quilômetros de distância entre a Villa Fiorito, na Argentina, e Malappuram, na Índia. Mas o que fronteiras, mares, idiomas e culturas separam, o futebol tem o poder de unir. No lugar onde passou a infância, Maradona fazia a bola correr no chão de terra batida. Do outro lado do mundo, Mishal Abulais cumpre o mesmo ritual. Assim como o craque sul-americano, almeja ser jogador. Dele, veio uma das homenagens mais tocantes feitas ao camisa 10, falecido em 25 de novembro após parada cardiorrespiratória. Numa rede social, o menino publicou um vídeo imitando “o gol impossível” do camisa 10 no Campeonato Italiano de 1985, e tem emocionado muita gente pelo mundo.

Mishal Abulais tem 13 anos e pratica o esporte desde os quatro. Atua de atacante pela direita e mora no distrito de Malappuram, estado de Kerala. O lugar, aliás, se destaca por ser formador de talentos da modalidade em meio ao país apaixonado por… Críquete! Inclusive, os indianos vão sediar a Copa do Mundo da categoria em 2023. No entanto, o pequeno prodígio está firme no objetivo de vida.

Futebol é o meu futuro. Toda a minha família me incentiva a me tornar um jogador profissional. Meus colegas de time também me ajudam e encorajam.

O momento replicado é de um jogo entre Napoli e Juventus, no estádio San Paolo, agora rebatizado de Diego Armando Maradona. Os napolitanos não venciam A Velha Senhora no torneio nacional desde 1973. O lance: tiro livre indireto dentro da área, bem próximo da barreira. O ângulo da batida não permitia a expectativa de a redonda sequer superar a barreira. Então, Pecci passa lentamente a bola ao companheiro, que chuta e acerta no ângulo da trave. Estava pronta outra obra-prima do “Pibe”. O impossível para a maioria era aventura para D10S. 

A escolha da cena não podia ser mais bonita e representativa. Ajudado pelo irmão, responsável por gravar os vídeos, e dos colegas, Abulais refaz os movimentos trazendo a honesta percepção da criança apaixonada pelo esporte. Ao som da narração extraída do momento, trajados de seleção albiceleste, ele recebe a pelota do amigo. Adiante, a barreira adversária e o goleiro. Após mandar no canto da trave, ergue as mãos rumo ao céu, em reverência ao dono da história replicada, e vira de costas. Ali, ganha foco da câmera o desenho de um rosto choroso pela ida precoce do gênio, aos 60 anos. Em entrevista por email, ele disse:

Ele é uma lenda do futebol e eu escuto falar dele desde muito novo.

O conteúdo postado em 2 de dezembro no Instagram, sete dias após a morte de Diego, tem mais de 211 mil visualizações, 51 mil curtidas e milhares de comentários de fãs saudosos do argentino. O jornalista esportivo argentino Gonzalo Orellano repostou as imagens no Twitter e, por lá, a reação dos compatriotas não foi diferente. O conteúdo logo viralizou.

Sob nenhum aspecto esperava semelhante repercussão. Além do que Diego gera, não via isso como igualmente possível. Muitos disseram que viram o vídeo e se emocionaram, choraram e não entenderam a genuinidade da homenagem daquele menino. Me senti muito impressionado e maravilhado com o que Diego gera em lugares tão inóspitos para este lado do continente, como a Índia.

Mishal Abulais treina no campo de terra perto de casa, na Índia. Foto: Akram Machingal/Reprodução Instagram Mishal Abulais

O garoto é popular nas redes sociais por refazer jogadas formidáveis de gigantes como Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar, Toni Kroos, Philippe Coutinho, Marcelo e outros. Algumas dessas estrelas, inclusive, já interagiram com curtidas e até mensagens. O jovem que, além do Instagram mantém um canal no Youtube, se diz surpreso e celebra ser notado por tantos ídolos.

Devido a pandemia da Covid-19, diversas atividades, entre elas o período escolar, estão suspensas. A Índia é o segundo país no mundo com mais registros de casos (9,5 milhões) e o terceiro em óbitos (138,6 mil) causados pela doença até a publicação desta reportagem. Porém, apesar de desaconselhado, o talento mirim continua treinando. São duas horas de atividades logo cedo, pela manhã.

Esse campo é perto da minha casa e eu treino lá todos os dias. Também treinei com o time do Banglore FC, essa foi a única vez que joguei na grama.

Quando o garoto nasceu, em 2007, “El Diez” não atuava mais como atleta há uma década. Mas o pequeno vê e admira outro gigante canhoto e argentino fazer arte entre as quatro linhas: Messi, atacante do Barça.

Meu sonho é jogar no FC Barcelona. Eu amo Lionel Messi e meu sonho é apenas vê-lo e bater uma bola com ele.

Quem sabe, espalhando simpatia e dribles pelas redes sociais, Abulais – que tão facilmente usa as habilidades para se sentir como os grandes jogadores – torne possível para si o caminho de glórias que fez de Maradona a lenda capaz de inspirar tantas gerações do futebol.

Confira alguns lances de Mishal Abulais imitando outros jogadores:

– Messi, do Barcelona;
– Cristiano Ronaldo – da Juventus;
– Neymar, do Paris Saint-Germain.

 


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Crisneive Silveira

Gosto do futebol jogado e do futebol vivido. Jornalista formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Como citar

SILVEIRA, Crisneive. Em homenagem a Maradona, garoto indiano replica “gol impossível” feito pelo craque contra a Juventus. Ludopédio, São Paulo, v. 138, n. 24, 2020.
Leia também:
  • 172.12

    Nápoles entre a glória de um Scudetto e a inconveniência do turismo de massa

    Mariana Vantine de Lara Villela
  • 165.19

    El dopaje en el fútbol: Ídolos supervitaminados

    Javier Salas
  • 164.11

    Argentina: três conquistas e o tempo que nos cabe viver

    Alexandre Fernandez Vaz