.

Eurocopa começa nesta sexta-feira: como estão as principais seleções?

11 de junho de 2021

A atual campeã europeia, Portugal, está no grupo da morte com França e Alemanha; confira todos os grupos do torneio

Eurocopa

Com um ano de atraso, a Uefa Euro 2020 inicia nesta sexta-feira com o jogo de abertura entre Turquia e Itália, no Estádio Olímpico de Roma. O torneio europeu recebe visibilidade e investimentos comparáveis a uma Copa do Mundo. E não é só nas quatro linhas. Apostar na Eurocopa é uma decisão muito popular entre frequentadores de casas e sites de apostas.

Entre as seleções que podem ser consideradas candidatas a campeãs mundiais, apenas o Brasil (e, quem sabe, a Argentina) está de fora da Eurocopa. França, Portugal, Bélgica, Inglaterra, Espanha e mesmo as desacreditadas Alemanha e Itália – todas vão disputar a Euro a partir desta semana.

Ao contrário do habitual, esta edição da Eurocopa tem cidades-sede espalhadas por toda a Europa.  Haverá jogos em Amsterdam (Holanda), Baku (Azerbaijão), Bucareste (Romênia), Budapeste (Hungria), Copenhague (Dinamarca), Glasgow (Escócia), Londres (Inglaterra), Munique (Alemanha), Roma (Itália), São Petersburgo (Rússia) e Sevilla (Espanha). A ideia foi do ex-presidente da Uefa Michel Platini, para comemorar os 60 anos do torneio.

A supremacia europeia

Se, geopoliticamente, o poder atual da Europa é apenas uma sombra do que foi no início do século XX, isso se inverte quando o assunto é futebol. Até a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, a Uefa e a Conmebol permaneciam sempre empatadas em número de títulos mundiais. Quando uma ficava com um título a mais, a outra tratava de ganhar mais um na Copa seguinte e, assim, o empate se mantinha.

Porém, seleções europeias venceram as três Copas seguintes – Espanha em 2010, Alemanha em 2014 e França em 2018. Além disso, na edição mais recente do torneio mundial, seis das oito classificadas para as quartas de final eram europeias – assim como todas as classificadas para as semifinais.

O que esperar desta Euro

Portugal foi a campeã da última Eurocopa, em 2016 – venceu a França na final em Paris. Na edição que começa nesta semana, a seleção portuguesa vem com um elenco ainda melhor – pelo menos no papel.

A França, atual campeã mundial, vai tentar ganhar o título europeu que lhe escorreu pelas mãos há cinco anos. A Espanha busca retomar o sucesso do início da década passada, e Alemanha e Itália querem afastar os fantasmas dos seus desempenhos recentes no futebol.

A seguir, conheça os seis grupos do torneio e como chegam as principais seleções.

Grupo A: Turquia, Itália, Suíça e Gales

A Itália teve um desempenho desastroso nas últimas três Copas do Mundo. Em 2018, nem chegou a se classificar. Depois daquela calamidade, entretanto, a Itália contratou o técnico Roberto Mancini, que conseguiu o feito de vencer todas as dez partidas das eliminatórias para a Eurocopa.

Grupo B: Dinamarca, Finlândia, Bélgica e Rússia

A Bélgica chega à Eurocopa sem contar com Kevin De Bruyne para o seu primeiro jogo, contra a Rússia. Ele se recupera de uma cirurgia no rosto. A Bélgica busca vencer a Euro pela primeira vez depois de vencer todos os dez jogos nas eliminatórias, ficar em terceiro lugar na Copa de 2018 e liderar o ranking da Fifa por três anos.

Grupo C: Países Baixos (Holanda), Ucrânia, Áustria e Macedônia do Norte

Depois de chegar à final da Copa de 2010, a seleção holandesa sofreu um claro declínio – não pontuou na Euro 2012 e não se classificou para a Euro 2016 e a Copa de 2018. Frank de Boer assumiu o comando da seleção no início da última temporada e conta com uma equipe eficiente no ataque, embora Virgil van Dijk esteja fora da escalação.

Grupo D: Croácia, República Tcheca, Inglaterra e Escócia

O técnico da Inglaterra, Gareth Southgate, conseguiu recolocar a Inglaterra entre as favoritas a campeã mundial na Copa de 2018, status que a seleção inglesa mantém. Southgate ainda conta com um elenco jovem e estelar e sua equipe tem uma possibilidade considerável de ganhar o título da Eurocopa para a Inglaterra pela primeira vez.

Grupo E: Espanha, Suécia, Polônia e Eslováquia

A Espanha venceu as edições 2008 e 2012 da Euro com a geração que foi campeã do mundo em 2010. Conforme essa geração envelheceu, a seleção espanhola decaiu. Porém, uma renovação está em curso, o que já deu resultado na Liga das Nações da Uefa e nas eliminatórias desta Eurocopa. Hoje, a equipe está cheia de jovens pouco conhecidos.

Grupo F: Hungria, Portugal, França e Alemanha

O grupo da morte desta Euro reúne a atual campeã europeia, a atual campeã mundial e a campeã mundial de 2014. Portugal continua sob o comando de Fernando Santos, o técnico que guiou a seleção para vencer a Euro 2016 e, também, a primeira edição da Liga das Nações, em 2019. Além de manter Cristiano Ronaldo, Portugal conta também com talentos promissores, como Pedro Gonçalves.

A França é campeã mundial e chegou à final da edição anterior da Euro. Assim, é candidatíssima ao título desta edição. A seleção mantém o técnico Didier Deschamps e a base da conquista de 2018, como Mbappé e Griezmann, assim como Kanté, que se destacou na conquista da Champions pelo Chelsea.

Esta Euro vai ser a despedida do técnico alemão, Joachim Löw, após 15 anos. Ele espera encerrar sua trajetória se livrando do estigma de 2018, quando a Alemanha ficou em último lugar no seu grupo na Copa e foi rebaixada na Liga das Nações. Após perder para a Macedônia do Norte em março, Löw se viu obrigado a resgatar velhos heróis do título mundial de 2014, como Thomas Müller e Mats Hummels.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Como citar

, . Eurocopa começa nesta sexta-feira: como estão as principais seleções?. Ludopédio, São Paulo, , 2021.
Leia também:
  • 178.26

    1974/2024: a solitária revolução portuguesa e lampejos sobre o futebol

    Fabio Perina
  • 178.25

    Jogo 3: Galo 3 x 2 Peñarol

    Gustavo Cerqueira Guimarães
  • 178.24

    Futebol na fronteira: Estádio Atilio Paiva, um dos palcos do futebol uruguaio

    Willian Carvalho