[…] e os gatos misteriosamente dormem e acordam,
e entre sono e vigília sonham acaso as suas gatarias,
poemas como gatos sem casa ao sabor
uns dos outros,
estio e inverno agora no mundo
libérrimo, dificílimo,
gataria de poemas: sem dono e sem peixe certo:
só a chuva e o bom tempo
e o amor e o ódio impetuosos uns aos outros:
poemas quando se vai com a mão
e bufam e arranham logo.

A morte sem mestre, Herberto Helder.

 

Eu estou um pouco baqueado e ainda não consegui decidir se irei ao jogo do Atlético contra o Nacional do Uruguai, no Mineirão, logo mais à noite, pela Libertadores. Desde o dia em que eu assistiria ao jogo do Galo contra o Cerro Porteño, lá no Paraguai, mas deu tudo errado, eu estive meio caladão, cabisbaixo e sem escrever. Foi uma viagem bem intempestiva. Resolvi pegar o avião para Assunção do Rio de Janeiro, porque, além da passagem estar baratíssima, havia uma necessidade louca de espiar o Atlântico e, quem sabe, entrar nele para descarregar as energias acumuladas.

No domingo, saí de Belo Horizonte no ônibus das sete da manhã e cheguei ao Rio às duas da tarde, a tempo de passar na pensão, na Glória, e almoçar com uma amiga na Tijuca, antes de contemplar o mar e o pôr do sol no Arpoador, só. Mas o vento estava forte, ondas agitadas, e não me sintonizei muito bem com a cena, eu estava cansado.

Depois de andar um pouco a pé, fui para o pensionato, desencaixei o meu braço mecânico, passei um tempinho limpando-o, pois estava com muita areia, tomei um banho e me deitei para ler e esperar os gols do Fantástico, o show da vida, sem afagar os já saudosos gatos que deixei em casa.

Na segunda-feira, no final da tarde, ao solicitar o transporte do Largo do Machado para o Galeão, começou uma tempestade descomunal que afetou toda a dinâmica da cidade, decorreram alagamentos, apagões, árvores ao chão, deslizamentos, mortes. Toda a cidade parou. Não chovia assim há décadas, soube mais tarde por meio de todos os noticiários da televisão. Ali, estava eu como coparticipante da tragédia, me sentindo um sobrevivente. Muito impressionado, assisti a uma longa entrevista de uma historiadora da UFRJ, de sobrenome Casa Nova, sobre o quanto o aterramento de grande parte da cidade contribui para as enchentes no Rio, fruto de descasos históricos dos governantes. “É um problema também social, sabe?” – ela dizia explicando os motivos.

 

Imagem: Miro Borba.

 

No outro dia, ao me refugiar no Aterro do Flamengo, com o intuito de passar toda a manhã bem próximo dos felinos que vivem por ali – essa espécie parece não morrer por conta de chuva –, fui interpelado, de pronto, por uma repórter da Rede Globo:

— Senhor, bom diaaa!

— Bom dia!

— O senhor poderia dar umaish palavrinhaaaish pro nosso programa de saúde da Globoa? – com um sotaque carregadíssimo.

— Uai, depende, quem sabe…

— Hummmm… deishconfiadoa… é mineiroa?

— Issoa! – já entrando na onda.

A gente só goishtaria de saber se ontem o senhor foi pelo temporal afetadoa, onde o senhor eishtava na hora da chuva?

— Aaah! Eu estava de saída pro aeroporto, a chuva chegou de uma vez e não teve mais como me deslocar pela cidade, parou tudo, né.

— Pôa, e daí…?

— Uai, fiquei debaixo de uma marquise querendo remarcar o voo, mas eles me disseram que as remarcações seriam somente a partir de amanhã, pois a pista estava fechada…

— E…?

— E me orientaram a procurar uma hospedagem conveniada. A água começou a subir pela calçada e eu corri pro hotel.

— O senhor chegou a perder algum compromisso importante de trabalhoa ou eishtava voltando meishmoa pra tua casa?

— Nada, sou aposentado, eu só vim pro Rio pra pegar o voo pra assistir ao jogo do Galo amanhã, em Assunção, no Paraguai.

— Jogo do gatoa…!?

— Não, não, Galoa! Eu estava indo ver o jogo do Galo, do Atlético Mineiro, pela Libertadores, lá no Paraguai, mas, agora, vou ficar pelo Rioa. Enfim, ’tá tudo bem, se é que se pode dizer que ’tá tudo bem neste país, né…? – aproveitando a oportunidade de demonstrar, ao vivo, para uma grande audiência, minha insatisfação com a política do país, mesmo que de um lugar comum, com a legenda: Miro Borba – turishta aposentadoa.

— A coisa aqui ’tá preta meishmoa, maish, sorte pro teu Galo amanhãm.

— Obrigadoa, obrigadoa. Pôa, vou assistir ao jogo na CarioGalo, num bar lá na Lapa, onde os atleticanos se encontram. Vai lá pra fazer uma reportagem com a gente.

— Aaah, claroa! Que ótima ideia, ótima pauta. Sim vamoish, vou falar lá na Globoa.

Eu acabei vendo a histórica goleada dos paraguaios, 4 a 1, na Tijuca, na casa da velha amiga dos tempos da faculdade de Educação Física em Belo Horizonte. Esse jogo praticamente definiu a desclassificação dos mineiros na competição. O Galo começou muito bem, concentrado, e, aos dezenove minutos, fez 1 a 0. Mas, nos últimos quinze minutos, sofreu os quatro gols. O revés se deu em apenas quatro minutos, numa espécie de curto-circuito que paralisou o time, sem tempo para orações a quem quer que seja. Estava claro que não se repetiria jamais o milagre da virada por 3 a 2 no jogo anterior contra os venezuelanos. Os jogadores estavam desacreditados em campo. O Galo anda muito triste. Essa derrota derrubou o Levir Culpi. Todos os seus créditos acabaram. Tempos de intolerância, tempos ligeiros. Está tudo muito triste… Ainda sorrio um pouco, mas triste.

Depois, como uma espécie de compensação, a amiga me levou a um local encantador no Centro, a que dão o nome de Roda de Samba da Pedra do Sal. Pode-se, ali, beber cerveja aos litros, contemplando uma sociedade que está em guerra, mas, ainda assim, canta e dança ao lado dos milicianos. Antes de ir para a Tijuca, eu já havia passeado no Centro de nossa antiga Capital da República, onde também pude perceber um pouco dessa alegria, embora tenha me detido um pouco com os telefonemas da empresa aérea, que remarcou minha viagem para amanhã, e me perdido na contemplação comovida de um Rio torto e encardido, que igualmente amo, mesmo sem me lembrar das imagens machadianas, como bem dizia meu tio Belmiro, um distinto amanuense. Não há mais Capitu e Escobar, não há mais bondes e lampiões. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades?

Os passos me levaram, distraído, a certos quarteirões pouco movimentados, próximos ao cais. Não fui muito adiante: encontrei militares de terra e mar, que começaram a me olhar, insinuando suas armas. Tratei de me retirar com dignidade e entrar num restaurante com vistas para o mar, que se recria a cada instante por meio das ondas que lhe diferem a forma. Há dias, não faço outra coisa senão flertar com ele, que anda furibundo, arrebatando sua língua inacessível.

Triste Rio. Triste e pesado Rio. Esta quarta-feira me pareceu de cinzas. E, voltando para o hotel, vejo o Cristo da janela com os braços sempre abertos, olhando tão além, mas sem proteger ninguém, metralhou algo assim um desamparado poeta, cheio de mágoas.

Antes de voltar para Minas, pela manhã, fui ao Parque do Flamengo me despedir dos gatos. Fiquei quase por três horas completamente absorto. Eles renovaram minhas energias, fiquei revigorado e com mais coragem de chegar à praia para receber a inquieta voz atlântica, inexprimível, arrastando-se como um som estranho. Transcrevo, reescrevo, o osso dos diários do tio Belmiro, de passagem pelo Rio dos anos 1930.

 

Imagem: Miro Borba.

 

Há, no mar, uma inteligência e um anseio de comunicação que nos fazem estremecer. Que segredos guarda para que lhe tenham paralisado a língua? Por que o mar nos transporta às reflexões sobre o amor e a morte? O amor e a morte encerrarão o destino do homem? Por que, também, nos convida a romper nossas limitações? Que imperiosas determinações me vem das águas? 

O corpo sem nervos, os olhos sem brilho, a alma sem forças receberam um hálito forte. Eis que surgiu um Belmiro poderoso e elementar. Um Belmiro dominador, atlântico, ao pé do qual o pobre Belmiro, sufocado entre montanhas, era um verme a rastejar. Esse Belmiro avultava cada vez mais no espaço e percorria o tempo, devassando todas as idades…

Por que me perturba, assim, o mar? Diante dele, quando devia amesquinhar-me, me exalto e quero compartilhar de sua energia cósmica. De onde nos será possível descortinar o alto panorama? Qual será o caminho – o da humildade ou o da dureza? Saí margeando o parque e imaginando que chutava latinhas pelo caminho para amedrontar os gatos enquanto cantava “O tempo não para”, do Cazuza, menino tão amado e maltratado nesta terra.

     Disparo contra o sol
     Sou forte, sou por acaso
     Minha metralhadora cheia de mágoas
     Eu sou um cara
     Cansado de correr na direção contrária
     Sem pódio de chegada ou beijo de namorada
     Eu sou mais um cara.

     Mas se você achar
     Que eu tô derrotado
     Saiba que ainda estão rolando os dados
     Porque o tempo, o tempo não para.

     Dias sim, dias não
     Eu vou sobrevivendo sem um arranhão 
     Da caridade de quem me detesta.

     A tua piscina tá cheia de ratos
     Tuas ideias não correspondem aos fatos
     O tempo não para.

Deixando o Flamengo, me senti lúcido e triste. Ficaram-me desejos confusos de amor e de aniquilamento. Se ao menos o amor se definisse, teríamos um sentido. Mas, que sabemos do amor? Impossível fixá-lo, encontrar-lhe a expressão real, permanente. Ele se compõe da variedade e da ondulação. Conhece todas as gradações, e seu objeto é ora fixo, ora móvel, ora uno, ora múltiplo, falava o tio Belmiro, que também viveu com gatos no final de sua vida.

Cá estou de novo na Rua Erê, e como me enternece. A verdade está mesmo é na Rua Erê e não no Arpoador. É bom sair e poder voltar. Ainda estou a ouvir as vagas que batem no rochedo: a voz do grande paralítico. Mas é nesta cozinha, sem ratos, pois, aqui, há gatos, onde o relógio bate horas interioranas, que encontro refúgio embora precário. Mesmo baqueado, passei toda a manhã copiando e anotando estas imprecisas recordações. E pretendo passar o restante do dia com os amigos felinos, ouvindo o Cazuza, é mais seguro. Não sei se ainda vou conseguir ir ao Mineirão assistir ao Galo, talvez veja pela tevê, mas ao mesmo tempo caminhar preciso. Quem sabe em direção ao bar… afinal, o mundo anda três doses abaixo.

 

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
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Gustavo Cerqueira Guimarães

Doutor e mestre em Estudos Literários pela UFMG. É graduado em Psicologia e Letras pela PUC-Minas. Autor dos livros de poesia Língua (2004) e Guerra (inédito). Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado, PNPD-CAPES (2013-2018), sobre a relação do futebol com as artes na Faculdade de Letras da UFMG. Atualmente, é editor da revista FuLiA / UFMG

Como citar

GUIMARãES, Gustavo Cerqueira. Miro, felino no Rio. Ludopédio, São Paulo, v. 118, n. 25, 2019.
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