133.8

Não em reais, mas em valor humano: o custo dos jogos com público

Anselmo Munir

Aconteceu! E os planos para seguir assim parecem acelerados. Apressados! Talvez essa palavra faça mais sentido. Além do retorno precoce do Campeonato Carioca, seus organizadores projetam jogos com público. A restrição dos portões fechados desmorona junto da preocupação com a pandemia. 

Se já não bastasse toda a exposição dos jogadores, comissões técnicas e todos os demais funcionários envolvidos na realização de uma partida, a prefeitura do Rio de Janeiro está disposta a incluir torcedores dentro dessa zona de risco. A medida, prevista para ser empregada já no mês de julho, prevê 1/3 da capacidade do estádio, distanciamento de 4m² e venda de ingressos somente no ambiente virtual.

A necessidade do retorno dos eventos esportivos e de uma importante engrenagem para a economia é indiscutível. Já os cuidados para que o preço, não em reais, mas em valor humano, de vidas, a ser pago por essa volta precisam ser contestados. São essas discussões o motor para construção de um ambiente saudável e de tomadas de decisão mais justas. Embora ainda haja quem evite esse tipo de evolução.

+ Estádios cheios de incontáveis histórias: estamos prontos para voltar?

Paulo Autuori, técnico do Botafogo, é um dos críticos da falta zelo dos organizadores do Campeonato Carioca. Ao critica-los, foi punido, privado de comandar sua equipe por 15 dias. A FERJ alegou que o treinador “ofendeu e denegriu a imagem da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro [FERJ] e do Presidente da entidade, Dr. Rubens Lopes da Costa Filho […]” ao utilizar as palavras “mamata” e “espertos” ao impor sua opinião sobre a volta do calendário em meio a pandemia ainda fora do controle.

Além da falta de abertura para críticas, o uso da palavra ‘denegriu’, de referência histórica racista, na composição de um documento jurídico, só fortalece a falta de atenção de alguns envolvidos.

Apesar de todos os cuidados e testes antes das realizações, Fluminense e Volta Redonda se enfrentaram mesmo após 3 jogadores do Volta Redonda terem testado positivo para Covid-19 antes da partida. Pois bem, esses atletas estiveram em contato durante os treinos com toda sua equipe, que passou a ter contato com o time do Fluminense durante 90 minutos. Abrimos margem para contaminação.

Falta dinheiro, mas é preciso responsabilidade para recuperá-lo. A CBF estuda o retorno, previsto para agosto, das competições nacionais. Isso implicará em uma maratona de jogos para o término de todos os estaduais e situações vulneráveis para o desenrolar dos jogos em todo o país. São as condições físicas dos atletas, arbitragem, os funcionários e a logística de viagem, sem falar em todas as famílias envolvidas. 

futebol na pandemia - campeonato carioca

Foto: Lucas Merçon/Fotos Públicas.

Todos esses pontos ainda precisam ser replicados para categoria feminina, que além de todas essas dificuldades, contam com a falta proporção de investimento e atenção repassada para o masculino.  

Paralelo a todos esses cuidados, a conscientização do torcedor é imprescindível para que cenas de ruas italianas e inglesas não se repitam por aqui, principalmente em uma eventual liberação para jogos com público. Foi na conquista da Copa da Itália pelo Napoli e na comemoração do Liverpool ao garantir a Premier League que tivemos exemplos negativos de como se comportar durante a conquista de um título em tempos como esse.

O esporte, mais uma vítima da crueldade de uma doença, não pode ser fator de propagação do vírus, de maus exemplos e irresponsabilidade, contrariando sua essência social de proporcionar qualidade de vida e oportunidades para as pessoas.

Valeu. Tamo junto!

 

Perfis no Instagram: @anselmomunir | @papodebancada


Referências

Expressões racistas. Carta Capital

Prefeitura planeja liberar jogos com público. Globo Esporte

Paulo Autuori punido após críticas à FERJ. Globo Esporte

CBF planeja retorno das competições nacionais. Globo Esporte

Impacto financeiro da pandemia nas equipes femininas de futebol. Globo Esporte

Risco de contaminação na partida entre Fluminense x Volta Redonda. O Globo

Klopp alerta sobre comemorações da torcida do Liverpool. GOAL

OMS critica aglomerações da torcida do Napoli, na Itália. UOL

Como citar

MUNIR, Anselmo. Não em reais, mas em valor humano: o custo dos jogos com público. Ludopédio, São Paulo, v. 133, n. 8, 2020.

Por

Anselmo Munir

Jornalista e Produtor de Conteúdo no @papodebancada

Parceiros

  • Puntero Izquierdo
  • LEME
  • História Ditadura
Pular para a barra de ferramentas
Close Bitnami banner
Bitnami