As estratégias de comunicação do “portal da Copa 2014”

Biblioteca

Seja um dos 13 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

A dupla face da bola

as estratégias de comunicação do “portal da Copa 2014” e o site “de olho no cofre” do Portal “UOL”
Faculdade/Universidade

Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista

Banca

Ary José Rocco Junior, Marcos Americo

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestre em Comunicação

Páginas

167

Cidade

Bauru

Arquivos

Resumo

Este trabalho teve como objetivo fazer um estudo comparativo, por meio da análise de conteúdo, entre a comunicação veiculada pelo Portal da Copa (Site do Governo Federal Brasileiro sobre a Copa do Mundo da FIFA 2014) e pela seção de olho no cofre, mantida pelo site do UOL. O período de análise engloba os dias 01 de julho de 2012 e 31 de dezembro de 2012. Partimos da hipótese de que o portal oficial da Copa divulga informações quase que invariavelmente positivas sobre o andamento dos trabalhos de organização do Mundial, omitindo, porém, outras informações que causariam impactos negativos sobre o evento, quando comparado com o conteúdo publicado na seção de olho no cofre. De um lado, o Portal da Copa, que é uma iniciativa do Poder Executivo Federal com o objetivo de facilitar o controle social dos recursos públicos que são investidos na preparação e execução dos jogos da Copa do Mundo de Futebol em 2014, opera com as ferramentas do discurso organizacional, promovendo pouco debate e omitindo-se sobre fatos importantes em suas páginas e de outro, o site do UOL, da iniciativa privada, que busca esclarecimento, investigação e denúncia, típicos dos objetivos jornalísticos.

Palavras-chave: Copa do Mundo 2014; Portal da Copa; De olho no cofre; estratégias de comunicação; transparência.

Abstract

This work aimed to make a comparative study , through the analysis of content between communication conveyed by Portal Cup (Site of the Brazilian Federal Government on the World Cup 2014 FIFA ) and the section the " eye in the safe " maintained by the UOL website. The period of analysis covers the days July 1, 2012 and December 31, 2012 . Hypothesized that the official portal Cup discloses almost invariably positive information about the progress of the work of organizing the World Cup , however, omitting other information that would cause negative impacts on the event , when compared with the published content in the section of "eye in the safe". On one side , the Portal Cup , which is an initiative of the Federal Executive Branch in order to facilitate social control of public resources that are invested in the preparation and execution of the games of the World Cup in 2014 , operates with the tools organizational discourse , promoting debate and little omitting important facts about your pages and others , the site of UOL , the private sector , seeking clarification , investigation and reporting , typical of journalistic goals.

Keywords: World Cup 2014; Portal Cup; eye in the safe; communication strategies; transparency.

Sumário

Capítulo 1 – INTRODUÇÃO, 10

Capítulo 2 – MEGAEVENTOS ESPORTIVOS E A COPA DO MUNDO DE FUTEBOL DE 2014, 15
2.1. Megaventos esportivos: uma abordagem histórica, 16
2.2. Legados dos Megaventos esportivos e seus impactos econômicos, 21
2.3. A realização do Megaevento de 2014 no Brasil, 25

Capítulo 3 – REFERENCIAL TEÓRICO, 32
3.1. Análise de conteúdo, 32
3.2. Comunicação jornalística, 38
3.2.1 Seção “De olho no cofre” do site do UOL, 42
3.3. Comunicação Institucional, 44
3.3.1. Portal da Copa, 46

Capítulo 4 – ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS, 49
4.1. Categoria 1 - Estádios e Arenas, 52
4.1.1 Categoria 1.1 - Maracanã, 59
4.2. Categoria 2 - Infraestrutura, 71
4.2.1 Categoria 2.1 - VLT Cuiabá, 75
4.3. Categoria 3 - Tribunal de Contas, Ministério Público e Governo, 86

Capítulo 5 – CONSIDERAÇÕES FINAIS, 89

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, 92
APÊNDICE, 99

Cadastre-se para receber novidades