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Dissertação

A heterogeneidade de significados da prática futebolística num programa social esportivo

Possibilidades de articulações e de sustentação do programa
Ano

2013

Faculdade/Universidade

Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Orientador(a)

Marco Paulo Stigger

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Ciências do Movimento Humano

Páginas

134

Arquivos

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar como se articulam as expectativas e interesses dos coordenadores, orientadores e das crianças e adolescentes no cotidiano do programa social esportivo “Em Cada Campo uma Escolinha” (ECCE), e compreender de que forma isso se relaciona com a existência (e manutenção) do referido programa na agenda da política pública municipal. Para tanto, recorri à etnografia e suas ferramentas de produção de dados. Realizei observações, entrevistas, assim como analisei documentos e materiais impressos que a mim foram disponibilizados. Neles, verifiquei os objetivos do programa social, o qual estava pautado pela intenção de promover a inclusão e integração do público atendido, assim como de se constituir um espaço de educação através da prática lúdica do futebol. Atentando-me para o olhar da diversidade esportiva, passei a acompanhar as reuniões, as competições e os treinos, assim como outros espaços articulados a estes, como confraternizações, almoços e churrascos. A partir da observação das relações construídas entre os diversos atores nesses espaços, pude apreender um conjunto heterogêneo de significados vinculados à prática futebolística no cenário do programa, que aparecem articulados na etnografia: educação, ocupação de tempo, diversão, amizade, ascensão social, rendimento esportivo, entre outros. A partir do estranhamento da noção de articulação e de posse de um conjunto de dados, elaborei três capítulos com a premissa de atender o objetivo estabelecido. No primeiro deles (Capítulo 4), tive a preocupação de contextualizar o programa em linhas gerais – nele, relato a forma como o programa foi instituído junto à agenda da política social do município, os objetivos estabelecidos pelos coordenadores e, além disso, as características do público atendido, dos orientadores das escolinhas, bem como a forma que acessaram o programa. Na seção seguinte (Capítulo 5), ao caracterizar a finalidade dos distintos espaços-tempos do programa (reuniões, competições e treinamentos), procurei mostrar que em cada um desses espaços, a atuação das crianças, dos adolescentes e dos orientadores, por vezes, se dava de forma diferente, estando os interesses e expectativas atrelados a estes distintos momentos, em que revelavam singulares maneiras de agir. Por fim, no capítulo 6, lanço mão de um conjunto de dados que fundamentam a entrada das crianças e adolescentes nos coletivos das escolinhas, bem como as expectativas que os orientadores de duas escolinhas escolhidas têm frente ao trabalho que desenvolvem. Desta forma, é possível inferir que a heterogeneidade de expectativas encontradas ‘em campo’, mais do que se constituírem nos sentidos de cada um dos segmentos de atores sociais envolvidos, denotam que, uma vez articuladas, elas contribuem para que o programa social esportivo mantenha-se em funcionamento na agenda da política pública municipal.

Palavras-chave: Significado; Crianças e Adolescentes; Projetos Sociais; Futebol.

Abstract

This paper aimed to investigate how the expectations and interests of the coordinators, counselors and children and adolescents in everyday sports and social program “In Each Field a Schoolhause” (ECCE) and understand how it relates to the existence (and maintenance) of the program’s agenda public policy municipal. I resorted to ethnography and its tools of production data. I conducted observations, interviews, and analyzed documents and printed materials that were available to me. Them, checked the social objectives of the program, which was guided by the intention to promote the inclusion and integration of the public attended, as well as to provide a space education through the practice of entertaining football. Arguing me to look diverse sports, strolling track as meetinhg, competitions and trainings, as well as other spaces articulated these as get-togethers, lunches and barbecues. From the observation of the relationships built between the various actors in these spaces, could seize a heterogeneous set of meanings linked to practice of the soccer program scenario, appearing articulated in ethnography: education, occupation, time, fun, friendship, social climbing , sports performance among others. The from the strangeness of the notion of articulation and possession of a set of data, drafted three chapters with the premise of meeting the goal set In the first study (Chapter 4), I have been careful to contextualize the program in general – it, relatoa way the program was set up by the social policy agenda of the municipality, the goals set by the coordinators and, in addition, the characteristics of public served, the supervisors of small schools, as well as how they accessed the program. On following section ( Chapter 5 ), in order to characterize the different space-time program (meetings, competitions and trainings), tried to show that in each these spaces, the performance of children, adolescents and counselors sometimes if davade differently estandoos interests and expectations linked to these different moments in unique ways that revealed agir. Finally, in Chapter 6, I don’t consider some dataset underlying the entry of children and adolescents in the collective of small schools, as well as expectations that the two academies personal trainers choose to forward to working desenvolvem. In that way, it is possible to infer that the heterogeneous expectations found ‘in the field ‘, more than make sense of each segment of the social actors involved, show that, once articulated, they contribute to the social sports program keep running on the agenda of the municipal public policy.

Keywords: Meaning; Children and Adolescents; Social projects; Football.

Sumário

1. INTRODUÇÃO, 11

2. PROBLEMA, 21
2.1 QUESTÕES OPERACIONAIS, 21

3. METODOLOGIA, 22
3.1 PRESSUPOSTOS ETNOGRÁFICOS E OS INTERLOCUTORES DA PESQUISA, 24
3.2 A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, 25
3.3 ENTREVISTAS E ANÁLISE DE DOCUMENTOS, 29
3.4 EXERCÍCIO ETNOGRÁFICO: ESCRITA E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS, 31

4. O PROGRAMA ECCE: UM OLHAR PANORÂMICO, 33

5. A REGIÃO CENTRO-SUL: CENÁRIO DE FUNCIONAMENTO E/OU ESPAÇO DE
ARTICULAÇÕES?, 45
5.1 EXPECTATIVAS DAS/NAS REUNIÕES, 48
5.2 EXPECTATIVAS DAS/NAS COMPETIÇÕES: DOS JOGOS REGIONAIS AO VARZINHA, 57
5.2.1 O que está no “pré-jogo” dos jogos, 60
5.2.2 O que está “em jogo” nos jogos, 65
5.2.3 O que está “em meio” aos jogos, 71
5.3 EXPECTATIVAS DOS/NOS TREINAMENTOS: AS CRIANÇAS E OS
ADOLESCENTES COMO PROTAGONISTAS?, 73
5.3.1 Nos treinos da escolinha que “todo mundo sabe que time é”, 74
5.3.2 Nos treinos da escolinha que “todos querem enfrentar”, 79

6. A DIVERSIDADE DE ATORES SOCIAIS E A HETEROGENEIDADE DE EXPECTATIVAS: POSSIBILIDADES DE SUSTENTAÇÃO DO ECCE?, 84
6.1 ENTRE A COORDENAÇÃO DO PROGRAMA E A ORIENTAÇÃO DAS/NAS ESCOLINHAS, 85
6.1.1 Da coordenação à orientação, 85
6.1.2 A escolinha de um líder comunitário, 90
6.1.3 A escolinha de uma acadêmica de Educação Física, 95
6.2 QUEM SÃO OS “ALVOS”? AS CRIANÇAS E OS ADOLESCENTES OU O ECCE?, 98
6.2.1 Convívio, diversão e amizade, 102
6.2.2 Entre o gosto pelo futebol e a possibilidade de ascensão social, 107

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS, 115

REFERÊNCIAS, 123
APÊNDICES, 127

Referência

LAZZARI, André. A heterogeneidade de significados da prática futebolística num programa social esportivo: Possibilidades de articulações e de sustentação do programa. 2013. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) - Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
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