Biblioteca

Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 0104-754X

A mediação cultural no futebol para cegos

Periódico / Revista

Movimento

Número

n. 4

Ano

2011

Volume

v. 17

Área de concentração

Educação Física

Cidade

Porto Alegre

Páginas

p. 45-63

Arquivos

Resumo

Este artigo descreve e analisa os contextos e personagens responsáveis pelo desenvolvimento do futebol para cegos no Brasil. Foram entrevistados jogadores e treinadores da modalidade. O tratamento e análise dos dados pela Análise de Enunciação destacou nove categorias/indicadores. A inferência dos dados evidenciou o ciclo de mediação cultural, influenciado pelo fenômeno futebol e protagonizado pelos seguintes personagens:jogadores de futebol, família, professor/técnico, amigos e jogadores de futebol para cegos. Tais personagens interagem nos conseguintes contextos para a mediação da aprendizagem da modalidade: instituto/entidade, eventos (paradesporto), seleção brasileira da modalidade e faculdades de educação física.

Resumo (outro idioma)

Este artículo describe y analiza lós contextos y los personajes responsables por el desarrollo del futbol para ciegos en Brasil. Entrevistamos a los jugadores y entrenadores del deporte. El tratamiento y análisis de los dados a través del Análisis de Enunciación destacó nueve categorías/indicadores. La inferencia de los datos indica el ciclo de mediación cultural, influenciado pelo fenomeno fútbol y jugado por los siguientes personajes: los jugadores de fútbol, la familia, professor/entrenador, amigos y jugadores de futbol para ciegos. Estos personajes interactúan en los siguientes contextos para mediar el aprendizaje del deporte: instituto/organización, eventos paradeportivos, el equipo brasileño y las facultades de educación física.

Abstract

This study describes and analyzes the contexts and characters that mediate the football 5-aside development in Brazil. Football 5-a-side players and coaches were interviewed. The data treatment and the analysis by Enunciation Analysis emphasized nine categories. The data inferences showed the cultural mediation circle is influenced by the football phenomenon and stared by the following characters: football players, family, teacher/coach, friends and football 5-a-side players. These characters interact in the following contexts for the sport”s learning mediation: institute/entity, events (adapted sport), Brazilian team and Physical Education courses.

Referência

MORATO, Márcio Pereira; GOMES, Mariana Simões Pimentel; SCAGLIA, Alcides José; ALMEIDA, José Júlio Gavião de. A mediação cultural no futebol para cegos. Movimento. Porto Alegre, v. 17, n. 4, p. 45-63, 2011.