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ISSN 1646-5954

A representação feminina na mídia esportiva: o caso Fernanda Colombo

Periódico / Revista

Observatorio (OBS*)

Número

n. 1

Ano

2016

Volume

v. 10

Páginas

p. 137-148

Arquivos

Resumo

Fundamentada na abordagem teórico-metodológica nos estudos culturais e nos estudos de gênero, pretendemos discutir a representação da mulher no futebol em Pernambuco. Um dos aspectos pouco conhecidos da história do futebol remete à inserção da mulher nesse universo “naturalizado” masculino. Objetiva-se compreender a representação midiática da mulher nos gramados. Pretende-se, dessa forma, analisar as formas de integração permitidas e proibidas às mulheres, e, sobretudo, os significados encerrados em tais permissões e proibições. O objeto de análise se centra na cobertura midiática da chegada da bandeirinha catarinense Fernanda Colombo ao Recife. Com efeito, analisaremos as peças produzidas nos dois principais jornais do estado: Jornal do Commercio e Diário de Pernambuco. O recorte metodológico se deu através da técnica da análise de discurso à luz das teorizações de Pecheux e Maingueneau, que nos possibilitou decifrar as intenções explícitas e implícitas dos enunciados.

Palavras-chave: Mulher, Futebol, Mídia, Representação, Discurso.

Abstract

Based on the theoretical-methodological approach in cultural studies and gender studies, we intend to discuss the representation of women in football in Pernambuco. One of the little-known aspects of soccer history refers to the inclusion of women in this universe “naturalized” male. The objective is to understand the media representation of women in soccer turf pitches. It is intended, therefore, to analyze the forms of integration allowed and forbidden to women, and especially the means closed in that permissions and prohibitions. The object of analysis focuses on media coverage of the arrival of Santa Catarina assistente referee Fernanda Colombo in Recife. Indeed, we will analyze the pieces produced in two main state newspapers: Jornal do Commercio and Diário de Pernambuco. The methodological approach was made through the discourse analysis technique in the light of theories of Maingueneau, which allowed us to understand the explicit and implicit intentions of the statements.

Key-words: Woman, Football, Media, Representation, Speech

Referência

JANUáRIO, Soraya Barreto. A representação feminina na mídia esportiva: o caso Fernanda Colombo. Observatorio (OBS*). Lisboa, v. 10, n. 1, p. 137-148, 2016.