Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

As transmissões de jogos de futebol em um ambiente de convergência midiática

Uma análise a partir do esporte interativo
Ano

2013

Faculdade/Universidade

Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Comunicação

Páginas

133

Arquivos

Resumo

Com a digitalização, os conteúdos televisivos podem ser consumidos em múltiplas telas: computadores, tablets, smartphones. Surge, assim, a televisão transmídia, caracterizada pela produção, circulação e distribuição articulada e sinérgica de conteúdos em distintas plataformas (portais, aplicativos, redes sociais etc.). Esses conteúdos podem tanto ser os mesmos ofertados pela programação televisiva quanto conteúdos exclusivos, complementares ou adicionais aos programas. De um modo ou de outro, essa nova realidade reconfigura a linguagem e as estratégias narrativas e discursivas da televisão. Nesse panorama, interessa-nos entender melhor as transformações ocorridas nas transmissões esportivas “ao vivo”. Para isso, a pesquisa propõe uma análise das transmissões televisivas de jogos de futebol no ambiente de digitalização dos meios e de cultura participativa, a partir das estratégias adotadas pelo grupo midiático brasileiro Esporte Interativo, que opera como uma agência de conteúdo convergente. Metodologicamente, a investigação se baseia em uma discussão teórico-conceitual com uma abordagem analítica do corpus delimitado, a partir de uma revisão bibliográfica e da observação exploratória das transmissões de jogos de futebol do Esporte Interativo entre 2012 e 2013, a partir da exibição broadcasting da televisão e nas páginas oficiais do canal na Internet (portal, aplicativos e redes sociais). Na análise observamos variações nas estratégias em relação ao uso das redes sociais, um estímulo constante de participação livre dos telespectadores ao mesmo tempo que promovem o controle de tais conteúdos, subutilização das capacidades midiáticas dos dispositivos móveis, interação baseada em “curtir” e compartilhar” e ausência de “conversa” da emissora com o telespectador.

Palavras-chave: Comunicação. Televisão. Futebol. Transmídia. Transmissão direta. Dispositivos móveis.

Abstract

Due to digitalization, the consumption of TV contents can happen on multiple screens: computers, tablets, smartphones. Thus arises transmedia television, characterized by the articulated and synergic production, circulation and distribution of content in various platforms (web portals, applications, social networks, etc). These contents can be the same being offered by television programming or be exclusive, complementary or additional to these programs. In a way or another, this new reality reconfigures the language used and the narrative and discursive strategies employed in television. In this panorama, it is out interest to better understand the transformations occurred on “live” sports broadcasting. To this end, our research proposes an analysis of broadcasts of soccer matches in a media digitalization and participatory culture environment, based on the strategies adopted by the Brazilian media group Esporte Interativo, which operates as an agency of convergent content. Methodologically, this investigation builds on theoretical and conceptual discussions with a analytical approach of the defined corpus, from a bibliographic review and exploratory observation of transmissions of football matches on Esporte Interativo between 2012 and 2013, by viewing broadcasts and official website of the channel (portal, apps and social networks). In the analysis we observed variations on strategies regarding the use of social networks, a constant stimulus of viewer free participation whilst promoting control of such contents, an underuse of the media capabilities of mobile devices and the interaction based on “like” and “share” and the absence of a “conversation” between the TV station and the viewer.

Keywords: Communications. Television, Soccer. Transmedia. Direct broadcast. Mobile devices.

Sumário

1. INTRODUÇÃO, 12

2. TELEVISÃO, CONVERGÊNCIA, LINGUAGENS, 20
2.1 O CENÁRIO DE CONVERGÊNCIA DAS “NOVAS MÍDIAS”, 21
2.1.1 Entendendo as novas mídias, 26
2.1.2 A Cultura da convergência, 30
2.1.3 A Convergência das mídias, 31
2.1.4 A Cultura participativa, 32
2.1.4.1 A Cultura participativa: Quem está no controle?, 34
2.1.5 A Inteligência coletiva, 36
2.2 O QUE É (SERÁ) A TELEVISÃO?, 39
2.2.1 TV: tecnologia, forma cultural & cotidiano, 40

3. ALÉM DA TV: NOVAS FORMAS DE CONSUMO & A TRANSMIDIAÇÃO, 44
3.1 A TELEVISÃO TRANSMÍDIA: DEFINIÇÕES, 49
3.2 TELEVISÃO E COMUNICAÇÃO MÓVEL, 60
3.2.1 A TV Social: Televisão + Mídias Sociais, 62
3.2.1.1 #Hashtag, 66
3.2.1.2 @usernames, 67
3.2.1.3 Live-tweeting, 68
3.2.1.4 Curated Tweets, 69
3.2.2 As experiências com segunda tela, 71

4. FUTEBOL & TRANSMISSÃO DIRETA, 75
4.1 ESPORTE & MÍDIA, 77
4.2 O GÊNERO DA TRANSMISSÃO DIRETA E O FUTEBOL, 83

5. ESTUDO DE CASO: ESPORTE INTERATIVO, 93
5.1 APRESENTANDO O ESPORTE INTERATIVO, 94
5.1.1 Esporte Interativo Plus (EI Plus) & Yahoo! Sports, 100
5.2 ANÁLISE, 106
5.2.1 Pré-jogo, 107
5.2.2 Jogo, 110
5.2.3 Pós-jogo, 112

6. CONCLUSÃO, 125

REFERÊNCIAS, 129

Referência

SILVA, Rodrigo Édipo do Nascimento. As transmissões de jogos de futebol em um ambiente de convergência midiática: Uma análise a partir do esporte interativo. 2013. 133 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A