Com a digitalização, os conteúdos televisivos podem ser consumidos em múltiplas telas: computadores, tablets, smartphones. Surge, assim, a televisão transmídia, caracterizada pela produção, circulação e distribuição articulada e sinérgica de conteúdos em distintas plataformas (portais, aplicativos, redes sociais etc.). Esses conteúdos podem tanto ser os mesmos ofertados pela programação televisiva quanto conteúdos exclusivos, complementares ou adicionais aos programas. De um modo ou de outro, essa nova realidade reconfigura a linguagem e as estratégias narrativas e discursivas da televisão. Nesse panorama, interessa-nos entender melhor as transformações ocorridas nas transmissões esportivas “ao vivo”. Para isso, a pesquisa propõe uma análise das transmissões televisivas de jogos de futebol no ambiente de digitalização dos meios e de cultura participativa, a partir das estratégias adotadas pelo grupo midiático brasileiro Esporte Interativo, que opera como uma agência de conteúdo convergente. Metodologicamente, a investigação se baseia em uma discussão teórico-conceitual com uma abordagem analítica do corpus delimitado, a partir de uma revisão bibliográfica e da observação exploratória das transmissões de jogos de futebol do Esporte Interativo entre 2012 e 2013, a partir da exibição broadcasting da televisão e nas páginas oficiais do canal na Internet (portal, aplicativos e redes sociais). Na análise observamos variações nas estratégias em relação ao uso das redes sociais, um estímulo constante de participação livre dos telespectadores ao mesmo tempo que promovem o controle de tais conteúdos, subutilização das capacidades midiáticas dos dispositivos móveis, interação baseada em “curtir” e compartilhar” e ausência de “conversa” da emissora com o telespectador.
Palavras-chave: Comunicação. Televisão. Futebol. Transmídia. Transmissão direta. Dispositivos móveis.