Aspectos a serem considerados no processo de Formação de Base de futebol de 11 a 14 anos

Autores

Mateus Pinto Lima, Próspero Brum Paoli

Periódico / Revista

Revista Brasileira de Futebol

Cidade

Viçosa

Volume

v. 8

Número

n. 2

Páginas

p. 12-23

Ano

2015

ISSN

1983-7194

Resumo (pt)

Objetivos: Apresentar os aspectos a serem considerados no processo de formação de atletas de futebol de 11 aos 14 anos, tomando como base o estudo realizado no Centro Esportivo Ubaense (CEU).

Amostra: Equipe técnica e gerente administrativo do local estudado.

Métodos: No plano empírico, está assinalado como uma pesquisa qualitativa. Quanto à natureza descritiva, um estudo de campo, realizado através de observação participante, entrevistas não estruturadas e análises de documentos como o projeto técnico de formação, caderno metodológico e de conteúdos, macrociclos, mesociclos e microciclos das categorias (sub 11, sub 12, sub 13, sub 14) do grupo estudado.

Resultados: O grupo estudado aplica todos os métodos dos conteúdos técnico e tático. Visa o respeito as etapas de desenvolvimento motor, disponibilizando diversas práticas motoras, criando uma base coordenativa e técnica, atendando-se ao aspecto lúdico nas fases iniciais e a não especialização precoce. Existe uma definição, planejamento e avaliação do processo.

Conclusões: O sucesso em um processo de formação de atletas de 11 aos 14 anos depende de vários fatores, como o respeito as etapas de desenvolvimento motor do jogador, planejamento e metodologia adequada, realizada por profissionais qualificados. Oferecer ampla base técnica e coordenativa, apoio estrutural e social, estimulando também o aspecto ético, intelectual, emocional e cultural, formando jogadores pensantes, e não meros executores.

Abstract

Objectives: Present the aspects to be considered on the formation process of athletes between 11 and 14 years old, using as basis the study realized at Centro Esportivo Ubaense (CEU).

Sample: Technical staff and administrative manager of the local studied.

Methods: Empirically, as a qualitative research with bibliographical reference was directed towards the topics that dealt with the theme. The field study was carried out through observation, unstructured interviews and analysis of documents like the methodological curriculum, technical project, and training plans of U-11, U-12, U-13, U-14 of the study group.

Results: The study group applies all the methods of technical and tactical content. Aims to respect the steps of motor development, offering several motor practices, creating a coordinative and technical basis, paying attention to the playful aspect in the early stages and avoiding early specialization. There is a definition, planning and evaluation of the process.

Conclusion: Though the success at the academy soccer system is identified by examining a number of factors, such as the respect to the steps of motor development of the players, as well as the proper planning and methodology conducted by qualified professionals. Offer vast coordinative and technical basis, social and ethic support, encouraging intellectual, ethic, emotional e cultural aspects in order to mold thinking players instead of mere doers.

Referência

LIMA, Mateus Pinto; PAOLI, Próspero Brum. Aspectos a serem considerados no processo de Formação de Base de futebol de 11 a 14 anos. Revista Brasileira de Futebol. Viçosa, v. 8, n. 2, p. 12-23, 2015.