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ISSN 2237-4418

Como ser um “clube grande”: Arnaldo Guinle e a Gestão do Fluminense Football Club (1916-1931)

Periódico / Revista

Revista Pensamento & Realidade

Número

n. 29

Ano

2014

Volume

v. 1

Páginas

p. 25-45

Arquivos

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a ação empreendedora de Arnaldo Guinle na presidência do Fluminense Football Club, entre 1916 e 1931, período em que o clube se tornou uma das agremiações esportivas de maior relevância no país. Metodologicamente, foi realizada uma investigação histórica pautada na interpretação de fontes como documentos oficiais do clube, das ligas esportivas que o clube participou e do próprio governo, além de notas publicadas em periódicos do período para entender as ações de Arnaldo Guinle dentro do contexto social, político, econômico e cultural de seu tempo. Espera-se contribuir com esta pesquisa, tanto para o estabelecimento de uma interação entre a pesquisa em administração e em história, quanto para mostrar que as ações empreendedoras no esporte são pautadas em oportunidades contextuais e estruturais que não podem ser relegadas em uma pesquisa sobre esta temática. Ao analisarmos a história de Arnaldo Guinle à frente do Fluminense, podemos concluir que, vindo de uma família da elite carioca e utilizando de sua ampla rede de relações econômicas, sociais e políticas, Guinle aproveitou as oportunidades oferecidas pelo contexto do período e suas ações como gestor do Fluminense no início do século XX caracterizam-se como uma das pioneiras em relação ao empreendedorismo no esporte brasileiro.

Palavras chave: pesquisa histórica; empreendedorismo; gestão do esporte; Fluminense Football Club; Arnaldo Guinle

Abstract

This article aims to analyze the entrepreneurial action of Arnaldo Guinle as president of Fluminense Football Club, between 1916 and 1931. During this period the club became one of the most significant sporting clubs in the country. Methodologically, it is conducted an investigation based in the historical interpretation of sources such as official documents of the club and from the government and notes from the press, to understand the actions of Arnaldo Guinle within the social, political, economic and cultural context of his time. The contributions of this work are both the establishment of an interaction between research in administration and history, and to show that the entrepreneurial activities in sport are based on contextual and structural opportunities that cannot be relegated in a research about this theme. In reviewing the history of Arnaldo Guinle ahead of Fluminense, we conclude that, coming from an elite family in Rio and using its broad economic, social and political network, Arnaldo took advantage of the opportunities offered by the context of the period and his social position. Their actions as Fluminense’s manager at the beginning of the twentieth century characterized him as one of the pioneers towards entrepreneurship in Brazilian sport.

Keywords: historical research; entrepreneurship; sports management; Fluminense Football Club; Arnaldo Guinle.

Referência

SANTOS, João Manuel Casquinha Malaia. Como ser um “clube grande”: Arnaldo Guinle e a Gestão do Fluminense Football Club (1916-1931). Revista Pensamento & Realidade. São Paulo, v. 1, n. 29, p. 25-45, 2014.
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