O objectivo deste estudo foi averiguar se ocorriam ou não diferenças estatisticamente significativas relativamente às principais competências psicológicas subjacentes ao rendimento desportivo no futebol entre equipas de sucesso e equipas de insucesso. Pretendeu-se, também, identificar as principais competências psicológicas encontradas nos atletas de futebol de alta competição e verificar quais foram as estratégias psicológicas mais utilizadas pelos técnicos de futebol. Participaram no presente estudo 43 atletas de futebol profissional, com idades compreendidas entre os 17 e os 35 anos (M=26, DP=5). Foram administrados o Perfil Psicológico de Prestação (Loehr, 1986) e o Inventário de Competências Psicológicas para o Desporto (Mahoney, 1987), tendo a avaliação sido realizada em grupo. Além disso, foram realizadas quatro entrevistas aos técnicos dos clubes de futebol que participaram no estudo. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas quanto às competências psicológicas entre equipas de sucesso e equipas de insucesso. Os valores alcançados nas variáveis foram os seguintes: Auto-confiança (M=25,86, DP=2,31); Negativismo (M=22,47, DP=2,79); Atenção (M=23,74, DP=2,64); Visualização (M=23,72, DP=3,41); Motivação (M=26,47, DP=3,10); Positivismo (M=23,93, DP=2,53); Atitude Competitiva (M=25,19, DP=2,60); Controlo da Ansiedade (M=2,78, DP=0,48); Coesão (M=2,97, DP=0,34). Estes valores indicam, segundo Loehr (1986), que deveria existir um treino mais sistemático das competências psicológicas. As competências psicológicas mais presentes nos atletas de futebol de alta competição foram a motivação e a auto-confiança. Os resultados deste estudo evidenciaram que o negativismo correlaciona-se positivamente com a idade e que a motivação e o positivismo correlaciona-se negativamente com os anos de prática. Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre a ansiedade e as diferentes posições em campo. As estratégias psicológicas mais utilizadas pelos técnicos de futebol são a formulação de objectivos, a modelagem e o reforço positivo.
Palavras-chave: Psicologia do Desporto, Futebol, Competências Psicológicas, Estratégias Psicológicas.