Comunicação e esporte: explorando encruzilhadas, saltando cercas

Biblioteca

Seja um dos 17 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1983-7070
Dossiê Comunicação e Esporte

Comunicação e esporte: explorando encruzilhadas, saltando cercas

Periódico / Revista

Comunicação Mídia e Consumo

Número

n. 21

Volume

v. 8

Tema

Dossiê Comunicação e Esporte

Páginas

p. 39-51

Cidade

São Paulo

Arquivos

Resumo

Este ensaio busca discutir alguns pontos de convergência entre os estudos de comunicação e os fenômenos esportivos, como objeto de pesquisa e como campo acadêmico, evidenciando tanto as “cercas” disciplinares que o estruturam quanto alguns caminhos e possibilidades de desenvolvimento de pesquisas nessa área eminentemente transdisciplinar. Particularmente, são apontadas três possíveis vertentes metodológicas de apropriação dos fenômenos esportivos em perspectiva comunicacional: estudos etnográficos, análise do discurso midiático, estudos históricos da imprensa esportiva.

Palavras-chave: Esporte. Comunicação. Metodologia.

Resumo (outro idioma)

This essay discusses the convergence between communication and sports, both as research object and as academic field of inquiry, in order to show up some of the “fences” that compose this area, along with some paths and possibilities of development of research in this essentially trans-disciplinary topic. In particular, three methodological possibilities for research are addressed: ethnographic studies, media discourse analysis and historical studies of sports media.

Keywords: Sports. Communication. Methodology.

Abstract

En este ensayo se analisan puntos de convergencia entre los estudios de comunicación y los fenómenos deportivos, como objeto de investigación y como un espacio académico, evidenciando tanto las “cercas” disciplinarias que estructuran este espacio como algunos caminos y posibilidades de la investigación en este ámbito transdisciplinar . En particular, presento tres posibles enfoques metodológicos para la investigación de los fenómenos deportivos desde la perspectiva de la comunicación: estudios etnográficos, análisis del discurso de los medios, estudios históricos de la prensa deportiva.

Palabras-clave: Deportes. Comunicación. Metodología.

Cadastre-se para receber novidades