Desenvolvimento da identificação clubística em torcedores de futebol

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ISSN 1980-4164

Desenvolvimento e validação de uma escala dos efeitos da identificação clubística em torcedores de futebol

Periódico / Revista

REAd

Número

n. 1

Volume

v. 27

Páginas

p. 265-284

Cidade

Porto Alegre

Arquivos

Resumo

O presente trabalho busca desenvolver e validar uma escala que mensure os efeitos da identificação clubística em torcedores de futebol. Esses efeitos são explorados a partir de duas avenidas: atitudinal (comprometimento clubístico) e comportamental (lealdade e consumo clubístico). Foi aplicada uma survey em duas amostras, sendo uma online e não-probabilística para análise fatorial exploratória (477 respondentes) e outra presencial e probabilística para análise fatorial confirmatória (363 respondentes). Considerando que o futebol é um dos principais veículos de expressão dos brasileiros, a escala fornece uma abordagem útil à mensuração de elementos importantes inerentes ao consumo do esporte. O artigo contribui com a área de marketing, ampliando a capacidade científica para capturar a complexidade dos efeitos da identificação do torcedor de futebol com seu clube. A utilização prática do instrumento permite que os clubes possam ter diagnósticos mais consistentes e confiáveis das atitudes e comportamentos dos seus torcedores.

Resumo (outro idioma)

El presente trabajo tiene como objetivo desarollar y validar una escala que mida los efectos de la identificación con un cluben aficionados de fútbol brasileño. Estos efectos se explorarán a partir de dos vías: actitudinal (compromiso clubista) y conductual (lealtad y consumo clubista). Se aplicó una encuesta a dos muestras, una online y no probabilística para un análisis factorial exploratoria (477 encuestados) y otra presencial y probabilística para un análisis factorial confirmatoria (363 encuestados). Tomando en cuenta que el fútbol es uno de los principales vehículos de expresión de los brasileños, la escala proporciona un enfoque útil para la medición de elementos importantes inherentes al consumo del deporte. El artículo contribuye al área de marketing, ampliando la capacidad científica para capturar la complejidad de los efectos de identificación de los aficionados del fútbol con su equipo. La utilización práctica del instrumento permite a los clubes tener diagnósticos más consistentes y confiables de las actitudes y comportamientos de sus aficionados.

Abstract

This paper aims to develop and validate a scale for measuring the effects of team identification among Brazilian soccer fans. These effects are explored from attitudinal (team commitment) and behavioral avenues (team loyalty and consumption). A survey was conducted in two samples, an online and non-probabilistic sample for exploratory factor analysis (507 respondents) and a face-to-face and probabilistic sample for confirmatory factor analysis (363 respondents). Considering that soccer is one of the leading expressions of Brazilian life, the scale provides a useful tool for measuring elements inherent to sports consumption. The article contributes to marketing, advancing the scientific capacity to comprehend the complex effects of soccer fans identifying so strongly with their teams. The practical application of the instrument allows soccer teams to gather more reliable and consistent diagnoses of their fans’ attitudes and behaviors.
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