Resumo
Pretendo analisar distintas propostas e métodos de ensino-aprendizagem futebolístico com base em pesquisa realizada na escolinha de futebol de um Clube Desportivo Municipal localizado na Cidade Líder, bairro periférico da zona leste paulistana. A partir de uma etnografia das aulas, treinos e jogos, bem como das demais atividades praticadas naquele espaço, faço uma discussão crítica sobre as propostas de ensino do futebol a crianças e jovens a partir de questões envolvendo certas polaridades, como saber teórico/saber prático e amadorismo/profissionalismo.
Abstract
This article aims to analyze the different proposals and methods of football teaching-learning based on research conducted at the soccer school of a Municipal Sports Club located in Cidade Líder, eastern suburb of São Paulo area. From an ethnography of classes, practices and games, as well as other activities performed in that space, I make a critical discussion on the proposed of football teaching to children and youth from issues involving certain polarities, as theoretical knowledge/practical knowledge and amateurism/professionalism.
Referência
SPAGGIARI, Enrico. Disputas, conflitos e articulações na construção do saber futebolístico.
Espaço Plural. Toledo, v. 14, n. 29, p. 140-169, 2013.