Este trabalho investiga a relação entre educação, investimentos públicos e futebol em Mato Grosso. Trata-se de uma análise das percepções de estudantes de ensino médio de Cuiabá/MT sobre os investimentos públicos em educação e nas chamadas “obras da Copa do Mundo de 2014”. A partir da combinação de métodos e técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa, pretende-se: a) Investigar os investimentos públicos em educação e nas obras de preparação da cidade de Cuiabá/MT para sediar jogos da Copa do Mundo de Futebol 2014; b) Estudar as ações do poder público (Governos estadual e municipal) nos preparativos da cidade para receber os jogos do Mundial de Futebol de 2014; c) Verificar e analisar as percepções dos estudantes de ensino médio de Cuiabá/MT acerca dos investimentos públicos e dos benefícios trazidos pelo Megaevento (Copa do Mundo 2014). Trata-se de uma abordagem multidisciplinar, tendo como base a antropologia do esporte, a literatura sobre megaeventos esportivos e a economia do esporte. Os investimentos com a Copa do Mundo de Futebol em 2014 em sua maioria serão públicos, divididos entre os poderes municipal, estadual e federal, com um orçamento de mais de trinta bilhões de reais, serão utilizados para construção de estádios, reformas de aeroportos e execução de obras de infra-estrutura em todas as doze sedes do torneio. Os resultados preliminares apresentam diversas percepções diferentes sobre os gastos do poder público com a Copa do Pantanal. Indicam pessimismo dos estudantes com a realização do megaevento da FIFA, pois educação, segurança, saúde e políticas de geração de emprego e renda deveriam ser priorizadas, na concepção da maioria dos estudantes entrevistados.
Palavras-chave: Educação, Investimentos Públicos, Copa do Mundo FIFA 2014.