Jogo bonito ou jogo feio: o que é e como podemos quantificar?

Biblioteca

Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2179-3255

Jogo bonito ou jogo feio: o que é e como podemos quantificar?

Arquivos

Resumo

O objetivo desse estudo foi identificar quais variáveis quantitativas de uma partida de futebol são relacionadas à classificação de jogo bonito ou feio. A partir dos indicadores de desempenho disponíveis no site oficial da FIFA, selecionamos quatro jogos da Copa do Mundo de 2018 com características distintas. Os jogos foram assistidos por dez participantes que, em um questionário semiestruturado, apontaram os indicadores de desempenho que influenciaram o julgamento estético da partida. O jogo bonito foi associado à grande quantidade de finalizações, chances de gols e passes certos. A ausência destes mesmos indicadores foi importante para a classificação dos jogos como feios. As variáveis quantitativas identificadas nesse estudo avançam com o debate sobre futebol e estética.

Resumo (outro idioma)

El objetivo de este estudio fue identificar qué variables cuantitativas de un partido de fútbol están relacionadas con la clasificación de un juego bello o feo. Hemos seleccionado cuatro juegos de la Copa Mundial 2018 con diferentes características de los indicadores de rendimiento. Los juegos fueron observados por diez voluntarios que, en un cuestionario semiestructurado, señalaron los indicadores de rendimiento que influyeron en el juicio estético del juego. El juego bello se asoció con la gran cantidad de presentaciones, posibilidades de goles y pases ciertos. La ausencia de estos mismos indicadores fue importante para clasificar los juegos como feos. Las variables cuantitativas identificadas en este estudio avanzan el debate sobre el fútbol y la estética.

Abstract

The aim of this study was to identify the quantitative variables of a football match associated to the classification of a beautiful or ugly game. Based on the performance indicators 2018 FIFA World Cup, we selected four games with different characteristics. The games were watched by ten participants who pointed out the performance indicators that influenced the aesthetic judgment of the game. A semi-structured questionnaire was used for data collection. The beautiful game was associated with a large number of shots, shots on goal and pass accuracy. The absence of these same indicators was important for classifying the games as ugly. The quantitative variables identified in this study advance the debate on football and aesthetics.

Cadastre-se para receber novidades