Esta dissertação de mestrado partiu de inquietações do pesquisador relativamente à forte presença do futebol na escola e à suposição de uma certa futebolização da cultura, expressando-se nos espaços cotidianos da vida. O objetivo é mostrar e discutir a futebolização como um processo que atravessa a cultura brasileira contemporânea com repercussões no currículo, na escola, na vida e nas identidades de crianças e jovens que as frequentam. Supõe-se que estejam em operação pedagogias da futebolização. Dialogando com pesquisadores portugueses, latino-americanos, britânicos e brasileiros (João Nuno Coelho, Pablo Alabarces, Sérgio Fiengo, Rafael Bayce, Luis Antezana, Franklin Foer, Simon Kuper, Stefan Szymanski, Hilário Franco Júnior, Victor Andrade de Melo, Ricardo Santos, e Simoni Guedes) apresenta-se um panorama da entrada e presença do futebol no Brasil assim como das discussões sobre a futebolização da cultura contemporânea. Recorreu-se também ao referencial teórico de autores que tem subsidiado os Estudos Culturais, dentre eles Stuart Hall e Zygmunt Bauman, para caracterizar identidade, globalização, condição pós-moderna e consumo. Com observações, registros de imagens, entrevistas e conversas informais em duas escolas (Colégio Marista Rosário e Colégio Santa Luzia) da região metropolitana de Porto Alegre, foram problematizadas as marcas pedagógicas do futebol, construídas nos mais variados contextos como mídia, família, grupos e comunidades, entre outros, e que repercutem no espaço escolar. A análise procura mostrar o que a futebolização produz na escola e no currículo, apontando para diversas manifestações como roupas, acessórios e comportamentos, entre outras. Crianças e jovens adquirem estas marcas futebolizadas já no berço, perdurando por toda vida, ainda que, como aficionados da modalidade, apresentem uma condição identitária líquida. O futebol pós-moderno, extremamente midiatizado e espetacularizado, produz constantemente novas identidades. O estudo indica incontáveis efeitos da futebolização, principalmente no Brasil, um país com fortes vínculos e marcas desta modalidade.