Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1809-1296

Nuevas tecnologías y fútbol:¿consumo compulsivo e individualización?

Periódico / Revista

Esporte e Sociedade

Número

n. 5

Ano

2007

Ano

2007

Área de concentração

Sociologia

Cidade

Rio de Janeiro

Arquivos

Resumo

A economia do futebol está mudando. Ainda que os direitos de transmissão sejam ainda a principal fonte de recursos dos clubes de futebol, estes clubes também tentam buscar novos caminhos para não ter uma dependência exclusiva das televisões. As novas tecnologias da informação e comunicação trazem novas possibilidades neste campo. Por exemplo, o desenvolvimento da telefonia móvel de terceira geração pode ajudar a desenvolver novas formas de receita para os clubes. No presente artigo se analisa seu estado atual e se estas novas tecnologias podem aumentar o consumo compulsivo e a individualização dos torcedores.

Resumo (outro idioma)

La economía del fútbol esta cambiando. Aunque los derechos de retransmisión son aún la fuente principal de los ingresos de los clubes de fútbol, estos clubes también intentan buscar nuevas vías para no tener una dependencia exclusiva de las televisiones. Las nuevas tecnologías de la información y la comunicación aportan nuevas posibilidades en este campo. Por ejemplo, el desarrollo de la telefonía móvil de tercera generación pude ayudar a desarrollar nuevas formas de ingresos para los clubes. En el presente artículo se analiza su estado actual y si las nuevas tecnologías pueden incrementar el consumo compulsivo y la individualización de los fans.

Abstract

The economic of soccer is changing. Although television rights are still the principal way of generating income for clubs, they are also trying to find new ways of earning money so as not to be solely dependent on this form of revenue. The Information and Communication Technologies (ICT) are creating new possibilities in this field, such as, the development of third generation mobile telecommunications which may contribute to finding new revenues for soccer clubs. This paper analyses the current situation of this technology and whether ICTs can increase impulse buying and the individualization of the fans. 

Referência

PORTET, Xavier Ginesta. Nuevas tecnologías y fútbol:¿consumo compulsivo e individualización?. Esporte e Sociedade. Niterói, n. 5, 2007.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A