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Dissertação

O futebol Munduruku

um jogo estratégico nas relações interétnicas e interculturais em Juara-MT
Ano

2015

Faculdade/Universidade

Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Educação

Páginas

153

Arquivos

Resumo

Este trabalho é resultado da pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Mato Grosso, no Programa de Pós Graduação em nível de Mestrado em Educação na linha dos Movimentos Sociais, Educação Popular e Políticas Públicas na temática Educação e Povos Indígenas. A pesquisa traz para o debate o esporte, a educação e as políticas públicas de esporte e lazer indígena, vinculadas a prática do futebol, como prática social presente no povo Munduruku no município de Juara, Aldeia Nova Munduruku, localizada na Terra Indígena Apiaká/Kayabi. Tem o objetivo de apresentar o futebol como instrumento mediador e estratégico do jogo manifestado no campo da educação intercultural em contexto interétnico de Mato Grosso. O futebol neste contexto assume contorno de um jogo compreendido dentro e fora desse contexto interétnico, onde os indígenas também convivem com os munícipes que vivem na região rural e urbana de Juara. Prática marcada pela corporeidade Munduruku no jogar bola com os parentes e que passa pela ludicidade e continua sua trajetória até a forma institucionalizada, no futebol que se dá no campeonato oficial, institucionalizado. Para compreensão do futebol como prática social desses sujeitos, é aplicada a análise qualitativa dos dados que se pautou em documentos, entrevistas com os participantes e na observação do outro, o corpo Munduruku em movimento. Adotamos a interpretatividade como recursos de leitura significativa por meio da etnografia por melhor descrever o ambiente estudado, tendo as referenciais das ciências humanas, da educação e da educação física a fim de tecer a compreensão do que foi pensado, visto e vivido no contexto intercultural com os indígenas com os quais a pesquisa se consolidou.

Abstract

This work is result of a research developed in Federal University of Mato Grosso, at the Postgraduation Programme for a Master’s degree in Education, by the research line Social Movements, Popular Education and Public Policies under the theme Education and Indigenous People. The research brings sport, education and sport and leisure public policies into debate, linked to the practice of soccer, by using as reference this social practice, present on Munduruku people, in Nova Munduruku village, located in the Indigenous Land Apiaká/Kayabi in Juara. The goal is to present soccer as a mediator, strategic instrument on the game manifested in the intercultural education field, in Mato Grosso’s interethnic context. Soccer, in this context, assumes shapes of a game understood inside and outside of such interethnical context, where the indigenous also live with the inhabitants who live in the urban and rural area of Juara. This practice, marked by Munduruku corporality, begins ludicly of the ball playing with relatives and it goes on its trajectory to the institutionalized form, on soccer which takes place on the official championship, institutionalized. For comprehension of soccer as social practices of these subjects, data qualitative analysis was measured within documents, interviews with the participants and the other’s observation, the Munduruku body in movement. We adopted the interpretativity as means of meaningful reading by means of ethnography to best describe the environment of study, whose analysis was measured in humen sciences’, education’s and physical education’s references, in order to weave an understanding of what has been thought, seen and lived in the intercultural context with the indigenous consolidated by the research.

Sumário

INTRODUÇÃO, 11

CAPÍTULO I, 15

A PESQUISA EM JOGO, 15

1.1. Problemática, 17

1.2. Objetivos, 19

1.3. Da Preparação ao Jogo,  20

1.4. Diálogos que Qualificam o Jogo Participativo, 25

1.5. Quem está no Jogo?, 26

1.5.1. O povo Munduruku da Terra Indígena Apiaká/Kayabi, 26

1.6. As regras do Jogo ou os procedimentos de coleta de dados, 38

1.6.1. Entrevistas, 39

1.6.2. Registros em fotos, imagens e mapas, 40

1.6.3. Caderno de campo e fichário, 41

1.6.4. Análise documental e bibliográfica, 42

CAPÍTULO II, 43

TECENDO A REDE PARA ACOLHER O JOGO DA INTERCULTURALIDADE, 43

2.1. Cultura, Identidade e Alteridade, 47

2.1.1. Cultura, 47

2.1.2. Identidade, 51

2.1.3. Alteridade, 53

2.2. Jogo e Interculturalidade, 54

2.2.1. O jogo, 54

2.2.2. Interculturalidade, 58

CAPÍTULO III, 61

O FUTEBOL EM DIFERENTES ESPAÇOS E TEMPOS, 61

3.1. Histórico do futebol: Da antiguidade a atualidade, 62

3.2. O futebol como esporte no contexto indígena, 67

3.3. O Futebol Munduruku: entre o moderno e o tradicional, 70

3.4. O futebol e a educação pela corporeidade, 77

3.5. A presença da escola: o jogo veste a camisa da escola para fazer conhecimento, 85

IV CAPÍTULO, 91

O FUTEBOL MUNDURUKU: JOGOS E INTERCULTURALIDADE EM UM TERRITÓRIO PARTILHADO, 91

4.1. Como são formados os times, 96

4.2. Jogos de final de semana, 97

4.3. O jogo dos jovens e adultos, 98

4.4. O jogo das crianças, 101

4.5. Time feminino, 104

V CAPÍTULO, 106

DOS JOGOS E DAS COMUNIDADES EM JOGO, 106

5.1. Jogos do Campeonato de Futsal da Aldeia Mayrob (Apiaká), 106

5.2. Estratégia de jogo no campeonato, 111

5.3. O jogo da final do Campeonato, 112

5.4. O futebol como elemento de mediação cultural, 115

5.5. Lógica na organização indígena, 119

VI CAPÍTULO, 121

O JOGO DO PAPEL E DAS ATITUDES: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE E LAZER, 121

6.1. A Legislação Brasileira e os direitos indígenas, 121

6.2. Políticas Públicas: projetos de esporte e lazer para os povos indígenas, 123

6.3. Projeto – As Olimpíadas Indígenas Intercultural dos povos Apiaká, Kayabi e Munduruku do Rio dos Peixes, 130

6.4. Projeto Wyrapat,U‟p – Instituto Munduruku, Terra Indígena Apiaká/Kayabi, 136

6.5. Discutindo as políticas públicas de incentivo ao esporte e lazer indígenas, 138

COMENTÁRIOS FINAIS: E O PRÓXIMO JOGO?, 141

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, 147

Referência

NASCIMENTO, Ronaldo do. O futebol Munduruku: um jogo estratégico nas relações interétnicas e interculturais em Juara-MT. 2015. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2015.
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