Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

Os efeitos do orgulho nos torcedores de futebol

Uma perspectiva de marketing
Ano

2012

Faculdade/Universidade

Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Orientador(a)

Luiz Antonio Slongo

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Administração

Páginas

168

Arquivos

Resumo

Esta dissertação aborda um fenômeno recente na pesquisa de consumo de esporte: o orgulho clubístico. A teoria de sustentação utilizada é originada do trabalho de Decrop e Derbaix (2010) e as teorias complementares derivam da área de psicologia e comportamento do consumidor de esporte. O objetivo geral é investigar os efeitos do orgulho clubístico no torcedor de futebol sob uma perspecitva de marketing, focando principalmente na lealdade, comprometimento, consumo e criação e proselitismo com o clube. Foram desenvolvidas, validadas e aplicadas duas escalas psicométricas para a mensuração dos construtos envolvidos no modelo. A pesquisa foi realizada com 449 torcedores de dezessete clubes de futebol brasileiros, totalizando 399 respostas qualificadas. Os dados foram coletados por meio físico e internet, sendo que a diferença entre os dois meios foi considerada não significante através do Teste T e Teste Levene. O modelo utilizado (i) apresenta uma conceituação multidimensional para o orgulho clubístico e; (ii) incorpora seis efeitos distintos das dimensões desse orgulho no torcedor de futebol. Os dados foram avaliados através da análise de estatística multivariada de dados, utilizando a técnica de Análise Fatorial (Exploratória e Confirmatória) e Modelagem de Equações Estruturais (SEM). A Análise Fatorial indicou uma bi-dimensionalidade do orgulho clubístico (individual e contagioso) e a agrupou os seis construtos consequentes deste orgulho em quatro fatores. Testes indicaram evidências em favor da validade convergente e discriminante dos construtos utilizados na SEM. Os principais resultados indicam que o orgulho individual, relacionado à criação e expressão de personalidade individual do torcedor, tem efeito postitivo no comprometimento, lealdade, consumo e criação e proselitismo do torcedor com seu clube favorito. No entanto, o orgulho contagioso, relacionado à expressão da identidade coletiva do torcedor, tem efeito negativo na lealdade e no consumo e criação, enquanto não apresenta nenhum efeito significativo no comprometimento e no proselitismo do torcedor com o clube. A pesquisa contribui para a ciência da Administração, apresentando descobertas contraintuitivas de Marketing associada ao orgulho clubístico. Os resultados sugerem que os clubes devem priorizar a disseminação do orgulho individual do torcedor, devido ao seu impacto positivo no comprometimento, lealdade, consumo e criação e proselitismo com o clube.

Palavras-chave: orgulho, clubes de futebol, lealdade, comprometimento, consumo de esporte, criação, proselitismo, Modelagem de Equações Estruturais.

Abstract

This master`s thesis discusses a recent phenomenon in the sports consumer research: the club pride. The base theory used has been originated from Decrop & Derbaix (2010) work, and the complementary theories derived from the psychology and sports consumer behavior areas. The main objective is to investigate the effects of club pride in soccer fans under a marketing perspecitve, focusing mainly on club loyalty, commitment, consumption and creation and proselytising. It was developed, validated and applied two psychometric scales to measure the constructs involved in the model. The study reached 449 fans of seventeen soccer clubs in Brazil, totaling 399 qualified responses. Data were collected through personal and Internet survey, and the difference between the two ways has been accounted as not-significant by T Test and Levene Test. The model used (i) presents a multidimensional concept for club pride and (ii) incorporates six distinct effects of the pride dimensions in the soccer fan. The data were evaluated by analysis of multivariate data, using the technique of Factor Analysis (Exploratory and Confirmatory) and Structural Equation Modeling (SEM). The factor analysis has been indicated a bi-dimensionality of club pride (individual and contagious) and grouped the six constructs resulting from this pride into four factors. Statistic tests has been evidenced convergent and discriminant validity of the constructs used in SEM. The main results indicate that individual pride, related to creation and expression of individual personality of the fans, has positive effect on club commitment, loyalty, consumption and creation and proselytizing. However, contagious pride, related to the expression of the collective identity of the fan, has a negative effect on loyalty and consumption and creation, while not significant effects was founded on club commitment and proselytizing. The research contributes to the business science, showing counterintuitive marketing effects associated with club pride. The results suggest that clubs should prioritize dissemination of individual pride of the fans due to its positive impact on club commitment, loyalty, consumption and creation and proselytizing.

Keywords: pride, soccer clubs, loyalty, commitment, sports consumption, creation, proselitysm, Structural Equation Modeling.

Sumário

1 INTRODUÇÃO, 15
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA E DEFINIÇÃO DO PROBLEMA, 17
1.2 OBJETIVOS, 19
1.2.1 Objetivo Geral, 19
1.2.2 Objetivos Específicos, 20
1.3 JUSTIFICATIVA, 20

2 REVISÃO TEÓRICA, 22
2.1 ORGULHO, 23
2.1.1 Escalas de Orgulho, 27
2.1.1.1 The Test of Self-Conscious Affect-3 (TOSCA-3), 27
2.1.1.2 State Shame And Guilt Scale (SSGS), 29
2.1.1.3 Authentic and Hubristic Pride Scale (AHPS), 30
2.1.2 Orgulho em Estudos de Marketing, 31
2.2 CONSUMO DE ESPORTE, 33
2.2.1 Conexão entre Fãs e Equipes Esportivas, 35
2.2.1.1 Psychological Continuum Model (PCM), 38
2.2.2 Fanatismo e Consumo de Esportes, 39
2.3 CLASSIFICAÇÃO DE FÃS DE ESPORTE, 41
2.4 RELAÇÃO ENTRE ORGULHO E CONSUMO DE FUTEBOL, 46
2.5 ANÁLISE DO MERCADO DE FUTEBOL, 51
2.6 A CULTURA DE FUTEBOL NO BRASIL, 53

3 MODELO TEÓRICO E HIPÓTESES INICIAIS, 55

4 MÉTODO, 58
4.1 TIPO DE PESQUISA, 58
4.2 POPULAÇÃO E AMOSTRAGEM, 59
4.3 COLETA DE DADOS, 59
4.4 TÉCNICAS DE ANÁLISE DE DADOS, 60

5 INSTRUMENTO DE COLETA ,62
5.1 DESENVOLVIMENTO DAS ESCALAS, 62
5.1.1 Especificação do domínio do construto, 63
5.1.1.1 Definição conceitual do construto orgulho clubístico, 63
5.1.1.2 Classificação do objeto, 64
5.1.1.3 Classificação do atributo, 64
5.1.1.4 Classificação da entidade de avaliação, 65
5.1.2 Geração da amostra de itens do orgulho clubístico, 65
5.1.2.1 Componente 1: orgulho introspectivo, 66
5.1.2.2 Componente 2: orgulho vicário, 66
5.1.2.3 Componente 3: orgulho conspícuo, 67
5.1.2.4 Componente 4: orgulho contagioso, 68
5.1.3 Escala multidimensional do fã de esporte, 68
5.1.3.1 Dimensão 1: comprometimento, 69
5.1.3.2 Dimensão 2: lealdade, 69
5.1.3.3 Dimensão 3: comportamento de consumo e coleção elevado, 70
5.1.3.4 Dimensão 4: boca-a-boca, 71
5.1.3.5 Dimensão 5: proselitismo, 71
5.1.3.6 Dimensão 6: personalização e bricolagem de objetos, 72
5.1.4 Questões informativas, 72
5.1.5 Questão classificatória, 73
5.2 TRADUÇÃO E CODIFICAÇÃO DAS ESCALAS, 74
5.3 ESCALONAMENTO, 77
5.4 VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO, 77
5.5 PRÉ-TESTE DO INSTRUMENTO DE COLETA, 78

6 PREPARAÇÃO DOS DADOS, 79
6.1 COMPARAÇÃO ENTRE OS MEIOS FÍSICO E ONLINE, 79
6.2 ESTUDO DE CASOS ESPECÍFICOS, 82
6.2.1 Dados perdidos (missing values), 82
6.2.2 Observações atípicas (outliers), 82
6.3 TESTES DE SUPOSIÇÕES DA ANÁLISE MULTIVARIADA, 84
6.3.1 Normalidade, 84
6.3.2 Linearidade, 86
6.3.3 Multicolinearidade, 86
6.3.4 Homocedasticidade, 89

7 ANÁLISE DOS DADOS, 90
7.1 CARACTERIZAÇÃO DA AMOSTRA, 90
7.1.1 Sexo, 90
7.1.2 Idade, 92
7.1.3 Escolaridade, 95
7.1.4 Renda, 96
7.1.5 Cidade natal e de residência, 100
7.1.6 Caracterização dos torcedores, 101
7.1.6.1 Clube favorito, 102
7.1.6.2 Fidelidade ao clube, 102
7.1.6.3 Filiação ao clube, 105
7.1.6.4 Classificação dos torcedores, 106
7.2 PURIFICAÇÃO DAS MEDIDAS, 113
7.2.1 Escala de orgulho clubístico, 114
7.2.2 Escala Multidimensional do Fã de Esporte, 118
7.2.3 Escalas purificadas: Síntese dos resultados, 122
7.3 ANÁLISE FATORIAL CONFIRMATÓRIA, 125
7.3.1 Escala de orgulho clubístico, 126
7.3.2 Escala Multidimensional do Fã de Esporte, 128
7.3.3 Validade convergente, 131
7.3.4 Validade discriminante, 132
7.4 MODELO TEÓRICO E HIPÓTESES REFORMULADOS, 133
7.5 MODELO DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS E TESTE DE HIPÓTESES, 134

8 DISCUSSÕES FINAIS, 143
8.1 IMPLICAÇÕES TEÓRICAS, 146
8.2 IMPLICAÇÕES GERENCIAIS, 148
8.3 LIMITAÇÕES DA PESQUISA, 150
8.4 PESQUISAS FUTURAS, 151
REFERÊNCIAS, 153

Referência

ALBA, George dos Reis. Os efeitos do orgulho nos torcedores de futebol: Uma perspectiva de marketing. 2012. 168 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A