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Dissertação

Relação entre patrocinadores e a gestão de clubes profissionais de futebol do Distrito Federal

Ano

2012

Faculdade/Universidade

Faculdade de Educação Física, Universidade de Brasília

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado de Educação Física

Páginas

93

Arquivos

Resumo

O futebol, como atividade econômica, tem no patrocínio uma de suas maiores fontes para captação de recursos. O patrocinador realiza investimentos financeiros nos dubes e tem como contrapartida a veiculação de sua imagem no ambiente esportivo. Esta pesquisa analisou o relacionamento entre os clubes de futebol profissional da primeira divisão do Distrito Federal com os seus patrocinadores e a existência de participação desses na gestão das entidades esportivas. Foi uma pesquisa descritiva com coleta de dados realizada por meio da aplicação de questionários aos dirigentes dos doze clubes que disputaram o Campeonato Brasiliense no ano de 2012. Dos clubes analisados, oito eram associações esportivas e quatro eram clubes-empresa. O gestor esportivo é do sexo masculino, possui 48 anos, é do gênero masculino, casado, com nível superior completo, empresário e ocupante do cargo de presidente do clube. Os resultados apontaram que, sobre as tomada de decisão, nas associações esportivas predomina a ação coletiva dos dirigentes, enquanto nos clubes-empresa preponderam as decisões tomadas pelo proprietário do clube. Sobre o planejamento para as atividades de 2012, as associações esportivas iniciaram antes e realizaram mais reuniões do que os clubes-empresa. Embora indicarem terem elaborado projeto de planejamento de suas atividades, menos da metade dos clubes declarou seguir esse documento. O patrocínio foi considerado fonte de recursos muito importante para os dubes (90,0%), sendo que os maiores patrocinadores do futebol candango foram as empresas privadas (29,3%) e o Governo do Distrito Federal (19,5%). Com p-valor calculado igual a 0,0001 (<0,05), constatou-se há evidências para afirmar que há influência do patrocinador na gestão do futebol dos clubes-empresa, o que não foi observado nas associações esportivas.

Palavras-chave: Gestão do Esporte; Marketing do Esporte; Futebol; Patrocínio.

Abstract

Soccer, as economic activity, has in sponsoring one of its biggest sources for fundraising. The sponsor invests in sportive clubs and has as counterpart its image publicized in the sports environment. This research analyzes the relationship between First Division Professional Soccer Clubs of the Federal District (Brasilia-Brazil) with its sponsors and the participation of these sponsors in the club management as well. This is a descriptive study with data collection performed by means of questionnaires answered by the managers of each one of the twelve clubs that competed in 2012 Brasilia’s Championship. Of the twelve studied clubs, eight were sports associations and four were club-companies. The sports manager profile is male, is 48 years-old, married, college graduated, entrepreneur and occupies the club’s chairman post. The results showed that, on decision making in sports associations predominant collective action of managers, while in club-companies predominate dedsions made by the club owner. About planning activities for 2012, sports assodations started before and held more meetings than club-companies. Although they indicate elaborate project planning activities, less than half of the clubs said follow this document. Sponsorship was considered a very important source of clubs income (90%), and the major sponsors of Brasilia’s Championship Soccer were private companies (29.3%) and the Federal District Government (19.5%). With a p-value equals to 0.0001 (<0.05), we found evidence that there is influence of the sponsor in dub-companies football management, which was not observed in sports associations.

Keywords: Sport Managemenr; Marketing of Sport; Soccer; Sponsorship.

Sumário

1. Introdução, 1
1.1 Cenário, 1
1.2 Problema de pesquisa, 7
1.3 Objetivo Geral, 7
1.4 Objetivos específicos, 7
1.5 Delimitação da pesquisa, 7
1.6 Relevância do estudo, 8
1.7 Glossário, 8

2. Revisão de Literatura, 10
2.1 Globalização, esporte e patrocínio, 10
2.2 Marketing e esporte, 14
2.3 Marca no ambiente esportivo, 15
2.4 O papel da mídia no esporte, 16
2.5 Patrocínio e sua evolução, 17
2.5.1 Patrocinador, 19
2.6 A gestão do esporte, 20
2.7 Gestão dos clubes e patrocínio, 21
2.8 O gestor do esporte, 23
2.9 Futebol do Distrito Federal, 24
2.9.1 O futebol do Distrito Federal em nível nacional, 24
2.9.2 O futebol em nível local, 27
2.10 Futebol do Distrito Federal e o patrocínio, 30

3. Materiais e Métodos, 32
3.1 Tipo de pesquisa, 32
3.2 Coleta de dados, 33
3.3 População e amostra, 34
3.4 Análise e tratamento dos dados, 35
3.4.1 Tratamento descritivo, 35
3.4.2 Tratamento inferencial, 35
3.5 Limitações do estudo, 36

4. Resultados e Discussão, 37
4.1 Perfil dos dirigentes, 37
4.2 Gestão dos Clubes, 42
4.3 Teste Qui-Quadrado, 61
4.4 Comentários adicionais do Dirigentes

5. Conclusão, 70

6. Sugestão, 72

7. Referências, 73

8. Anexos, 82
Anexo A, 83
Anexo B, 84
Anexo C, 85
Anexo D, 86
Anexo E, 90

Referência

SANTOS, Alex Schlottfeldt. Relação entre patrocinadores e a gestão de clubes profissionais de futebol do Distrito Federal. 2012. 93 f. Dissertação (Mestrado de Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade de Brasília, Brasília, 2012.