Biblioteca

Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

Um rio e dois parques

A formação da rivalidade entre Corinthians e Palestra Itália durante o período de construção de seus estádios (1917-1933)
Título original / alternativo

A river and two parks: the formation of the rivalry between Corinthians and Palestra Itália during the constructions of their stadiums (1917-1933)

Ano

2013

Faculdade/Universidade

Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo

Orientador(a)

Flavio de Campos

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em História

Título em inglês

A river and two parks: the formation of the rivalry between Corinthians and Palestra Itália during the constructions of their stadiums (1917-1933)

Páginas

118

Arquivos

Resumo

Este trabalho é fruto de uma pesquisa debruçada sobre o período da história do futebol brasileiro conhecido como crise do amadorismo, que atravessa as décadas de 1910 e 1920, até 1933, ano em que o futebol profissional se formaliza em São Paulo. O intuito desta investigação histórica consiste em identificar as origens de uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro, o derby Corinthians e Palmeiras, à luz das dinâmicas sociais, econômicas e políticas envolvidas com o processo de profissionalização desse esporte que produzem seus maiores símbolos de desenvolvimento: os estádios.

Palavras-chave: Crise do amadorismo; Estádio; Futebol; Rivalidade

Abstract

Este trabalho é fruto de uma pesquisa debruçada sobre o período da história do futebol brasileiro conhecido como crise do amadorismo, que atravessa as décadas de 1910 e 1920, até 1933, ano em que o futebol profissional se formaliza em São Paulo. O intuito desta investigação história consiste em identificar as origens de uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro, o derby Corinthians e Palmeiras, à luz das dinâmicas sociais, econômicas e políticas envolvidas com o processo de profissionalização desse esporte que produzem seus maiores símbolos de desenvolvimento: os estádios.

Keywords: Crisis of amateurism; Football; Rivalry; Stadium

Sumário

Apresentação, 8

Introdução, 14

Primeiros Passes e Disputa pela Posse de Bola: Década de 1910, 14

Capítulo 1
Tira teima: Métodos e Fontes, 29

Capítulo 2
2.1. Viradas de Jogo: A modernidade paulistana e o Futebol, 36
2.2. Jogo Coletivo: A formação dos espaços públicos, 42
2.3. Cidade do Futebol: Urbanismo e Territorialização, 51

Capítulo 3
3.1. Saída de bola: As imagens das fundações de Corinthians e Palestra Itália, 62
3.2. O Rio: O encontro no campo e o surgimento da rivalidade, 70
3.3. Dois Parques: A construção dos estádios, 82

Considerações Finais, 106

Bibliografia, 110

Referência

LOURENçO, Marco. Um rio e dois parques: A formação da rivalidade entre Corinthians e Palestra Itália durante o período de construção de seus estádios (1917-1933). 2013. 118 f. Dissertação (Mestrado em História) - Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.