II Simpósio Internacional de Estudos sobre Futebol

Expressões, Memórias, Resistências e Rivalidades
13 a 16 de maio de 2014

Museu do Futebol
Ludens (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Futebol e Modalidades Lúdicas) Departamento de História/FFLCH/USP
Fundação Getúlio Vargas
Biblioteca Mário de Andrade

Coordenação Geral:
• Prof. Dr. Flavio de Campos (USP/Ludens)
• Daniela Alfonsi (Museu do Futebol/Ludens)
Contato:
[email protected]
O II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE FUTEBOL – Expressões, Memórias, Resistências e Rivalidades tem como objetivos aprofundar determinadas temáticas referentes às práticas futebolísticas e suas significações culturais, questionando o seu papel como indicador de repertórios de identidade num universo assinalado por disputas políticas e simbólicas.

O LUDENS – Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e modalidades Lúdicas, vinculado ao Departamento de História da Universidade de São Paulo e o Centro de Referência do Futebol Brasileiro do Museu do Futebol convidam os pesquisadores interessados a inscreverem seus trabalhos no evento.

Em sua segunda edição, o simpósio propõe a discussão centrada em torno de quatro eixos temáticos: expressões, memórias resistências e rivalidades. Futebol feminino, rivalidades clubísticas, formas de torcer e processos de musealização são alguns dos temas privilegiados do encontro. Participarão 17 convidados, entre historiadores, antropólogos, geógrafos, jornalistas e sociólogos. Haverá também uma reunião entre os mais importantes grupos de estudos sobre futebol no país, que cresceram em número de pesquisadores nos últimos anos.


Edital completo – II Simpósio Internacional de Estudos sobre Futebol
(inscrições para trabalhos encerradas!)

Programação II Simpósio Internacional de Estudos sobre Futebol

Relação dos trabalhos aprovados – Comunicação Individual (por data, mesas, salas e coordenadores)

Relação dos trabalhos aprovados – Sessão Coordenada (por data)

Apresentações dos painéis do LUDENS

Inscrições para ouvintes (inscrições encerradas)

Equipe Ludopédio

Nosso objetivo é criar uma rede de informações, de pesquisadores e de interessados no tema futebol. A ideia de constituir esse espaço surgiu da necessidade e ausência de um centro para reunir informações, textos e pesquisas sobre futebol!

Centro de Referência do Futebol Brasileiro/Museu do Futebol

O CRFB é o setor do Museu do Futebol responsável pela pesquisa, documentação e gestão do acervo sobre o futebol brasileiro. Oferece ao público uma biblioteca/midiateca de acesso gratuito com um dos maiores acervos de livros e periódicos, além de coleção de filmes, documentários, catálogos e obras de referência sobre o tema. Desenvolve pesquisas, estabelece parcerias com museus, memoriais, centros e grupos de pesquisas em universidades, promove palestras, seminários e encontros com o objetivo de contribuir com a troca, ampliação e divulgação de conhecimentos sobre futebol. Realiza a digitalização de fotos e documentos e contribui para a preservação de coleções sobre futebol. O Museu do Futebol é um equipamento da Secretaria de Estado da Cultura, inaugurado em setembro de 2008, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho, da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado de São Paulo.
Veja também:
  • 22 de julho de 2021

    Ludopédio Educa – Futebol e Democracia: práticas de liberdade no esporte brasileiro

    José Paulo Florenzano, Mariana Zuaneti Martins, Max Filipe Nigro Rocha
  • 24 de junho de 2021

    Ludopédio Educa – Futebol e racismo: uma introdução

    Marcel Diego Tonini, Marcelo Medeiros Carvalho, Marina de Mattos Dantas, Roberta Pereira da Silva
  • 9 de junho de 2021

    Ludopédio Educa – Escola Gaúcha de Futebol: uma árvore genealógica dos treinadores do Rio Grande do Sul

    Filipe Duarte