PEC – e-Pec: Indústria Cultural, Tempo Presente e Universo Gamer #3

Essa semana nossos PEC-Man exploram o mundo gamer na companhia do querido Pedro Henrique, mestrando pela Universidade Federal Fluminense e profundo conhecedor do universo dos games. Teve de tudo nessa conversa, falamos de LOL, da história da indústria e dos dias atuais dos e-sports. Pedro Henrique, também conhecido como Arnold, compartilhou conosco um pouco da sua pesquisa de monografia sobre o Campeonato Brasileiro de League of Legends e também sobre o cenário dos e-sports no Brasil.

Então prepara o som e aperta “Start” que o jogo já começou!

Curtiu o nosso trabalho? Tem interesse em participar do nosso podcast apresentando sua pesquisa? É simples, basta enviar um email para Pesquisa Esporte Clube se apresentando e contando um pouco da sua pesquisa.

Todos os comentários são bem vindos e nossas redes sociais também são espaços de debates e troca de ideias.

Siga o PEC

Twitter

Instagram

Ficha Técnica

Locutores: Gabriel Estrella; Lucas Petitdemange; Marcelo Viana

Edição e Produção Fonográfica: Gabriel Petit (@ioo_petit)

Vinheta e áudios: Miguel Travassos (@travassosmig)

Esse podcast é uma produção independente do PEC (Pesquisa Esporte Clube) e faz parte da #Ludosfera, rede de produtores de conteúdo do Ludopédio.

Gabriel Estrella D'Ávila

Gabriel foi uma criança peculiar. Era o único da sala que não queria ser jogador de futebol, queria mesmo era ser técnico. Frustrado (será?) decidiu formar-se Historiador pela UFF e atualmente cursa o mestrado na mesma universidade. Sua paixão, contudo nunca o deixou e fez do estudo do futebol sua profissão. Associando futebol, elites e profissionalização, tenta fazer uma tabelinha entre esses termos ao longo de seus estudos, esperando alçar voos maiores em sua carreira.

Lucas Petitdemange

Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisas sobre futebol e refúgio e sobre a história do futebol no Brasil

Marcelo Viana Araujo Filho

Graduado em licenciatura em História junto a UFF, entre 2015 e 2019. Foi beneficiado com a experiência de estágio PIBID UFF no colégio Manoel de Abreu,  em 2017. Bolsista PIBIC CNPq (CAPES), sob orientação de Laura Antunes Maciel, entre 2018 e 2019. Torcedor de arquibancada (sempre em pé e cantando) do tricolor das laranjeiras e um herdeiro dos ensinamentos do original mendigo do bom futebol, o Eduardo Galeano. Atualmente, mestrando  em Contemporânea II em História, sob orientação de Lívia Gonçalves Magalhães. O projeto que está em desenvolvimento, visa compreender como se deu o processo de profissionalização do Bangu Athletic Club através da Imprensa (1910 -1933).
Ouça também:
  • 24 de maio de 2021

    Futebol Suburbano com Bruna Barenco e Aira Bonfim

    Gabriel Estrella D'Ávila, Lucas Petitdemange, Marcelo Viana Araujo Filho
  • 3 de maio de 2021

    Futebol (e narcotráfico) na Colômbia com Eduardo Gomes

    Gabriel Estrella D'Ávila, Lucas Petitdemange, Marcelo Viana Araujo Filho
  • 26 de abril de 2021

    Futebol e Identidade Nacional Colombiana com Eduardo Gomes

    Gabriel Estrella D'Ávila, Lucas Petitdemange, Marcelo Viana Araujo Filho