Futebol sem racismo com Douglas Belchior e Eliana Alves Cruz

Iniciando mais um ciclo de debates #PorOutroFutebol, a dupla Marcelo Carvalho e Marcel Tonini recebem o professor e militante Douglas Belchior e a jornalista e também militante Eliana Alves para debater o racismo estrutural que também atravessa o futebol.

O racismo estrutural está presente nas políticas públicas racistas e valores que reproduzem comportamentos e pensamentos discriminatórios da sociedade. As falas de Eliana e Douglas foram aulas para compreendermos a mecânica da reprodução do racismo e como o poder público marginaliza e mata negros da periferia.

Marcel Diego Tonini

É doutor (2016) e mestre (2010) em História Social pela Universidade de São Paulo, sendo também bacharel (2006) e licenciado (2005) em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - Campus de Araraquara). Integra o Núcleo de Estudos em História Oral (NEHO-USP) e o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Futebol e Modalidades Lúdicas (LUDENS-USP). Tem experiência nas áreas de Ciências Sociais e História, com ênfase em Sociologia do Esporte, Relações Étnico-raciais, História Oral e História Sociocultural do Futebol, trabalhando principalmente com os seguintes temas: futebol, racismo, xenofobia, migração, memória e identidade.
Ouça também:
  • 23 de março de 2021

    Corpos Trans e Esporte

    Bernardo Gonzales, Fidel Machado
  • 9 de março de 2021

    Marcia Tafarel e Rosana dos Santos Augusto

    Juliana Cabral, Silvana Vilodre Goellner
  • 8 de dezembro de 2020

    Retrospectiva 2020: Arenização e Elitização do Futebol Brasileiro

    Fernanda Ribeiro Haag, João Manuel Casquinha Malaia Santos