Justiça Social com Preto Zezé (CUFA) e Fernando Santos (TJD-BA)

Em mais um episódio da série #PorOutroFutebol, os apresentadores Marcelo Carvalho e Marcel Tonini trazem a discussão sobre o racismo no Brasil a partir da perspectiva da justiça. Neste programa, receberemos Preto Zezé (presidente da CUFA – Central Única de Favelas) e o advogado Fernando Santos, auditor do TJD-BA (Tribunal de Justiça Desportiva da Bahia).

A partir do futebol, a discussão atingiu questões sobre política pública, representatividade política, disputa de poder, economia, educação financeira de jovens atletas, justiça e até a formação de uma frente parlamentar preta. Questões como o trainee da Magazine Luiza, a campanha de marketing do Náutico e a atuação antirracista de atletas e artistas também foram discutidas.

Acompanhe o trabalho da CUFA.

Marcel Diego Tonini

É doutor (2016) e mestre (2010) em História Social pela Universidade de São Paulo, sendo também bacharel (2006) e licenciado (2005) em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - Campus de Araraquara). Integra o Núcleo de Estudos em História Oral (NEHO-USP) e o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Futebol e Modalidades Lúdicas (LUDENS-USP). Tem experiência nas áreas de Ciências Sociais e História, com ênfase em Sociologia do Esporte, Relações Étnico-raciais, História Oral e História Sociocultural do Futebol, trabalhando principalmente com os seguintes temas: futebol, racismo, xenofobia, migração, memória e identidade.
Ouça também:
  • 23 de março de 2021

    Corpos Trans e Esporte

    Bernardo Gonzales, Fidel Machado
  • 9 de março de 2021

    Marcia Tafarel e Rosana dos Santos Augusto

    Juliana Cabral, Silvana Vilodre Goellner
  • 8 de dezembro de 2020

    Retrospectiva 2020: Arenização e Elitização do Futebol Brasileiro

    Fernanda Ribeiro Haag, João Manuel Casquinha Malaia Santos