Racismo e Saúde Mental no futebol

Inscreva-se no canal do Ludopédio

O tópico da saúde mental de atletas é um tabu no meio futebolístico. Muitas vezes, clubes não se interessam em cuidar da formação emocional de jogadores e os próprios treinadores acabam assumindo também um papel improvisado de “psicólogos”. Em um ano em que a luta antirracista se destaca na modalidade, como o racismo afeta a saúde mental destes jogadores?

Na estreia das novas apresentadoras Roberta Pereira, Natália Silva e Júlia Belas, o programa #PorOutroFutebol traz as especialistas Bárbara Parra, assistente social das categorias de base do Palmeiras, e Fernanda Lima, psicóloga, para pensar em soluções e abordar este tema ainda tão pouco discutido.

Natália Silva

Jornalista, é doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa (Portugal), estudando o jornalismo esportivo e a interseccionalidade raça-gênero, através da história oral de jornalistas negras. É membro do grupo de pesquisa Jornalismo Esportivo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Rede Nordestina de Estudos em Mídias e Esportes (ReNEme). Idealizou e produziu o projeto A Negra no Futebol Brasileiro, que fez parte das ações globais Black Lives Matter Football, #FootballPeople e Football v Homophobia, da Fare Network (Inglaterra). Atualmente, é parte do programa Mudjeris di li i di lá (programa de intercâmbio Brasil - Cabo Verde).

Roberta Pereira da Silva

Pesquisadora sobre futebol de várzea e racismo no futebol. Doutoranda pela PUC SPSantista e metida a poeta nas horas vagas.
Veja também:
  • 4 de setembro de 2023

    Balanço da Copa do Mundo 2023 por especialistas

    Fernanda Ribeiro Haag, Mariana Mandelli
  • 30 de junho de 2023

    As pioneiras pedem passagem

    Juliana Cabral, Silvana Vilodre Goellner
  • 6 de junho de 2023

    Racismo no futebol, para além das quatro linhas

    Marcelo Medeiros Carvalho